Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

8 Event IDs mais críticos de segurança do Windows

O registro de segurança do Windows, que você pode encontrar em Visualizador de eventos, registra o usuário crítico
ações como logons e logoffs, gerenciamento de contas, acesso a objetos e muito mais. A Microsoft descreve o registro de segurança do Windows como “sua melhor e última defesa”, e com razão tão. O log de segurança ajuda a detectar possíveis problemas de segurança, garante a responsabilidade do usuário, e serve como prova durante violações de segurança.

O que torna um event ID do Windows crítico?

Entre a infinidade de eventos de segurança do Windows, os poucos que podem ser considerados críticos podem
ser amplamente classificado em dois grupos:

  1. Eventos cuja única ocorrência indica atividade maliciosa. Por exemplo, uma conta normal do usuário final sendo adicionada inesperadamente a um grupo de segurança confidencial.
  2. Eventos cuja ocorrência sucessiva acima de uma linha de base aceita indica mal-intencionado atividade. Por exemplo, um número anormalmente grande de logons com falha.

Logon e Logoff

4624 – Esse evento é gerado quando uma sessão de logon é criada (no computador de destino). Ele gera no computador que foi acessado, onde a sessão foi criada.

4625 – Esse evento gera se uma tentativa de logon de conta falhou quando a conta já estava bloqueada. Ele também gera para uma tentativa de logon após a qual a conta foi bloqueada. Ele gera no computador onde a tentativa de logon foi feita, por exemplo, se a tentativa de logon tiver sido feita na estação de trabalho do usuário, o evento será registrado nesta estação de trabalho.

Account Management

4728 – Um membro foi adicionado a um grupo global habilitado para segurança. Global significa que o grupo pode receber acesso em qualquer domínio de confiança, mas só pode ter membros de seu próprio domínio. Este evento é registrado apenas em controladores de domínio. O Server 2016 adiciona o campo “Tempo de expiração” na versão 2 deste evento. 

4732 – Esse evento gera sempre que um novo membro foi adicionado a um grupo local habilitado para segurança.

4756 – Um membro foi adicionado a um grupo universal habilitado para segurança. Quando objetos do Active Directory, como um usuário/grupo/computador, são adicionados a um grupo de segurança universal, a ID de evento 4756 é registrada. Isso pode caracterizar abuso de privilégios.

4740 – Geralmente é disparado pela conta SYSTEM, recomendamos que você monitore esse evento e relate-o sempre que Assunto/ID de segurança não for “SYSTEM”.

Eventlog

1102 – Sempre que o log de auditoria de segurança do Windows é apagado. Normalmente, não há necessidade de limpeza manual do log de eventos, portanto, a ocorrência desse evento deve ser investigada posteriormente.

Object Access

4663 – Um objeto (arquivo ou diretório) tem uma tentativa de acesso feita. O acesso pode ser para ler, editar, obter ou definir atributos ao objeto. Para esse evento, o Data ONTAP audita apenas a primeira leitura SMB e a primeira operação de gravação SMB (sucesso ou falha) em um objeto. Isso evita que o Data ONTAP crie entradas de log excessivas quando um único cliente abre um objeto e executa muitas operações sucessivas de leitura ou gravação no mesmo objeto.

Protegendo o Active Directory

Em primeiro lugar, você precisa configurar sua política de auditoria para que o Windows possa registrar o eventos relevantes no log de segurança. Em seguida, você precisa agregar e analisar os logs e, em seguida, traduz essas descobertas em informações acionáveis, como relatórios e alertas. Usando ferramentas nativas e scripts do PowerShell para completar essas tarefas exigem experiência e muito Tempo. Para realizar o trabalho com rapidez e eficiência, uma ferramenta de terceiros é realmente indispensável.

Com relatórios detalhados, alertas em tempo real e exibições gráficas, ADAudit Plus simplifica o monitoramento contínuo de logins e logoffs, alterações de membros do grupo, registro de eventos compensação, bloqueios de contas, servidores de arquivos e muito mais em seu Active Directory, servidores membros e estações de trabalho.

Nota: Embora muito cuidado tenha sido tomado para preparar este documento, não oferecemos garantias seja o que for com relação a este documento, incluindo, mas não se limitando à precisão de qualquer informações nele contidas.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace