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9 Atividades que PRECISAM ser automatizadas HOJE no seu Helpdesk

As equipe de TI e Helpdesk dia após dia tem sido inundadas com atividades cada vez mais importantes para a segurança da rede e apoio aos usuários dela. Mas ainda assim a crescente atribuição de tarefas repetitivas, demoradas e muitas vezes de baixo valor acaba por distrair a equipe, tirando o foco de projetos estratégicos decisivos para a organização. Na maioria dos casos os líderes de TI dizem que sua equipe já está sobrecarregada, o que acaba justificando o pouco espaço para projetos importantes que podem levar a uma maior produtividade, segurança e eficiência organizacional.

Pensando nesse tipo de problema, muitas desenvolvedoras de TI tem trabalhado em soluções e ferramentas essenciais para auxiliar as equipes de TI e helpdesk, justamente por automatizar várias atividades, sendo ainda capazes também de gerar relatórios analíticos para o técnico poder aprimorar cada vez mais a sua infraestrutura.

É essencial que as equipes consigam automatizar o que for necessário, para focar em projetos maiores. Pense também no custo e complexidade para o técnico que precisa focar em problemas frequentes e pontuais, sem mencionar o desgaste dele e a perda de produtividade em algo que pudesse estar gerando valor para a organização. Com o tempo o custo desse técnico para resolver tarefas simples de correção (custo financeiro, mental e emocional) pode aumentar rapidamente, o que prejudica a maioria das organizações.

Existem várias atividades do dia a dia que parecem ser inofensivas mas que de pouco em pouco roubam o tempo das equipes de TI, vamos listar as 9 mais frequentes e que na maioria das vezes podem ser automatizadas com 1 único software.

Automatizar processos repetitivos é uma estratégia fortíssima, capaz de aumentar a produtividade das atividades das equipes de TI, principalmente atividades ligadas ao core business do negócio. Assim a organização conseguirá melhorar o recursos que possui, otimizando o tempo dos colabores.

As 9 atividades que devem ser automatizadas ainda hoje no seu helpdesk

  1. Reset de senhas
    Faz com que usuários com problemas de login consigam resetar automaticamente e com segurança suas senhas, de modo que não seja necessário abrir um ticket e solicitar apoio de um técnico.
  2. Reset de serviços
    O Catálogo de Serviços de TI é um subconjunto do Portfólio de Serviços da Organização, que consiste em todos os serviços ativos, inativos e aprovados que podem ser oferecidos aos atuais e futuros clientes da organização, conforme definido pelo ITIL. Ter esse catálogo automatizado, mostrando o que está ou não ativo, bem como resetar determinados tipos de serviços é essencial para as equipes de TI.
  3. Reset de máquinas
    Em alguns cenários, quando a rede sofre um ataque sofisticado ou começa a ter algum malware se espalhando pela rede, fazer o reset para um ponto de verificação anterior pode resolver os problemas e auxiliar na restauração da rede.
  4. Backup e restauração de documentos locais
    Para serviços em nuvem tudo é salvo automaticamente em um servidor virtual, mas para quem ainda não transferiu os arquivos importantes para uma nuvem, recomenda-se que os documentos locais sejam salvos frequentemente, até em mais de uma forma diferente. Ter dois ou três HD’s ou SSD’s com os arquivos como backup é essencial, mas fazer isso mecanicamente é exaustivo e na maioria das vezes pode apresentar falha, já que nunca saberemos quando o sistema irá apresentar problemas. Automatizar esse tipo de tarefa é essencial para que se possa ter a garantia de que os arquivos estarão em segurança.
  5. Liberação de espaço em disco
    Se você não está usando serviços em nuvem, buscar o que está ocupando espaço desnecessário em disco se torna tarefa rotineira. Por sorte há como automatizar esse tipo de tarefa, fazendo com padrões sejam definidos e o arquivo/coisa que está ocupando espaço desnecessário seja excluído automaticamente, liberando espaço para o que for útil no momento.
  6. Implantação de Softwares
    Imagine organizações que possuem 5 computadores, para instalar softwares em cada um deles é um serviço que demoraria pelo menos uma tarde de deslocamento do técnico responsável. Ter uma solução que faça esse tipo de automação é fundamental.
  7. Configurando Novos computadores na rede
    Agora pense em organizações que possuam pelo menos 100 computadores e cada dia mais aumenta o número, configurar um por um é tarefa complicada. Existem soluções como o Endpoint Central da ManageEngine que pode auxiliar nessas questões, auxiliando a implantar novos computadores à rede pré configurados para o uso.
  8. Patches atualizados – incluindo atualizações de patch tuesday e outros
    Existem patches que possuem “data agendada” para ser lançados, como por exemplo os inclusos no patch tuesday, porém imagine ter que verificar dia após dia se existem atualizações para outras soluções na rede corporativa, tarefa árdua e cansativa, certo? Existem algumas soluções capazes de automatizar esse serviço de maneira eficiente.
  9. Alertas
    De inventários de software e hardware a conformidade e segurança de patches, a geração de relatórios pode ser uma tarefa interminável. O Ninja não apenas automatiza a coleta de dados críticos necessários para geração de relatórios, mas também automatiza a criação de relatórios prontos para apresentação.

Outro exemplo claro que pode impactar diretamente no auxilio à automatização da sua rede é o uso do AD360 da ManageEngine, ele é uma solução integrada de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) para gerenciar identidades de usuários, regular o acesso aos recursos, reforçando a segurança e assegurando a conformidade. Desde o provisionamento aos usuários, gerenciamento de senhas no autoatendimento e monitoramento de alterações do Active Directory até sign-on único (SSO) para aplicativos da empresa, o AD360 ajuda você a realizar todas as suas tarefas de IAM com uma interface simples e fácil de usar.

Como dito anteriormente um dos benefícios mais significativos atingidos é a melhoria e o aumento da produtividade. Uma pessoa não pode fazer um trabalho específico “de novo, e de novo” com precisão perfeita, mas um sistema automatizado sim! Além disso também podemos concluir dizendo que facilita o acesso à informação, reduz os custos do negócio, otimiza o tempo dos técnicos, permite a padronização das tarefas mantendo baixo a margem de erros, além de aumentar a competitividade com outras organizações do mercado, que hoje já estão automatizando a maioria de seus processos.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

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