Applications Manager: Monitoramento e alertas do Google Cloud Platform (GCP)

O Google Cloud Platform (GCP) é um conjunto de serviços de computação em nuvem oferecido pelo Google, lançado em 2008. É uma poderosa plataforma em nuvem que oferece infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço e ambientes de computação sem servidor. Muitas empresas agora estão usando o GCP para criar, modernizar e dimensionar seus negócios.

Monitoramento GCP com o Applications Manager da ManageEngine

O monitoramento de instâncias de serviço GCP pode ser bastante desafiador. A maioria dos administradores enfrenta os seguintes desafios ao monitorar o desempenho do Google Cloud Platform:

  • Visibilidade limitada da infraestrutura híbrida: sua infraestrutura de nuvem pode incluir vários elementos diferentes e é praticamente impossível gerenciar e monitorar cada um deles individualmente.
  • Dificuldade em gerenciar o armazenamento em nuvem: O armazenamento em nuvem é um aspecto crucial de todas as infraestruturas em nuvem. Quando o armazenamento em nuvem não é bem gerenciado, pode afetar o funcionamento de seus aplicativos. O monitoramento do armazenamento em nuvem pode ajudá-lo a planejar melhor as necessidades de capacidade de seus recursos.
  • Incapacidade de diagnosticar a causa raiz dos problemas: em um conjunto de nuvens como o GCP, é difícil determinar o que causou uma interrupção e o impacto que a interrupção pode ter no funcionamento de outros recursos. A infraestrutura de nuvem de uma organização típica contém um grande número de instâncias que executam operações críticas aos negócios, essenciais para o bom funcionamento dos aplicativos. Quando um aplicativo fica indisponível, pode ser devido a uma rede lenta, falha de um recurso específico na infraestrutura da nuvem ou qualquer outra coisa. Como a infraestrutura de nuvem pode ter um grande número de recursos, pode ser difícil isolar a instância que causou uma interrupção ou identificar a causa de sua falha.

Embora o Google forneça algumas ferramentas leves de monitoramento do Google Cloud Platform, como Stackdriver e gcloud, convém usar um sistema de monitoramento dedicado como o Applications Manager para obter uma imagem mais clara das operações do GCP.

O Applications Manager da ManageEngine oferece monitoramento proativo do GCP que oferece uma visibilidade profunda das instâncias do Google Compute Engine, Google Cloud Filestore e Google Cloud Storage para ajudá-lo a encontrar e corrigir problemas antes que eles sobrecarreguem seus aplicativos. 

Também melhora a sua visibilidade do desempenho dessas instâncias, permitindo otimizar o desempenho do aplicativo e contribuir para uma experiência suave do usuário final. Você pode correlacionar suas métricas de GCP com as métricas do resto do seu ambiente de nuvem híbrida, além de reter dados por períodos mais longos para monitoramento e análise de tendências a longo prazo.

Google Compute Engine

O Compute Engine, a oferta de máquina virtual IaaS (VM) do Google, permite que os clientes executem cargas de trabalho no hardware físico do Google. O Compute Engine facilita a criação de VMs de uso geral escaláveis ​​e que servem como grandes clusters de computação. Ele também fornece VMs personalizadas que facilitam a escolha de VMs mais próximas da sua infraestrutura no local, tornando-o econômico para acelerar o processo de migração de carga de trabalho.

Google Cloud Platform Monitoring - Gerenciador de aplicativos do ManageEngine

O Gerenciador de aplicativos permite adicionar um monitor GCP que descobre automaticamente instâncias de VM no console do GCP. Ele também fornece várias opções para iniciar, parar, excluir ou gerenciar instâncias de VM como e quando necessário. 

Com o monitoramento GCP do Applications Manager, você pode monitorar e coletar dados sobre as principais métricas das instâncias do Compute Engine descobertas, como uso da CPU, E / S de disco e utilização de memória. Isso ajuda a otimizar o desempenho dessas instâncias e evitar gargalos de desempenho. 

O Disco Persistente é o serviço de armazenamento local do Google e está totalmente integrado aos produtos GCP, Compute Engine e Google Kubernetes Engine. Os discos persistentes do Compute Engine estão estourando, o que permite que as E / S passem a uma taxa que excede os limites anunciados. Depois que o burst inicial é esgotado, os pedidos de veiculação ficam limitados à taxa (acelerados). O objetivo da otimização é suavizar as entradas e saídas intermitentes. Com a otimização, as E / S intermitentes podem ser espalhadas por um período de tempo, de modo que os limites de desempenho do seu disco possam ser alcançados, mas não excedidos a qualquer momento. 

Com os recursos do Applications Manager como um software GCP, você obtém várias métricas úteis para entender se e quando seus discos estão sendo otimizados. Zero bytes em operações de leitura com regulagem significa que sua carga de trabalho nunca atingiu o ponto em que os pedidos de veiculação estavam com taxa limitada. Qualquer valor diferente de zero significa que houve uma explosão de E / S que excedeu a permissão de explosão e o disco persistente entrou no modo de limitação de taxa. 

O Gerenciador de aplicativos também oferece visibilidade do status da sua rede e ajuda a entender as tendências de desempenho. Você pode acompanhar as métricas do firewall, como os bytes recebidos descartados e o número de pacotes descartados devido a uma política de firewall. Isso o ajudará a diagnosticar problemas de configuração de rede e a identificar possíveis ataques contra sua infraestrutura.

O Gerenciador de aplicativos rastreia limites de cota para medir o consumo de recursos ao longo do tempo, evita picos imprevistos no uso e antecipa e resolve possíveis problemas antes que os usuários finais sejam afetados.

Desempenho do Google Cloud Platform - ManageEngine Applications Manager

Google Cloud Filestore 

O Cloud Filestore é um serviço de armazenamento gerenciado de arquivos com tudo incluído para aplicativos que exigem uma interface do sistema de arquivos e um sistema de arquivos compartilhado para dados. Ele permite que você configure seus sistemas NAS com instâncias do Compute Engine e Kubernetes Engine. O software de monitoramento Cloud Filestore pode ajudá-lo a otimizar o desempenho de suas cargas de trabalho baseadas em arquivos, monitorando o desempenho e a capacidade de forma independente.

Monitoramento do Google Cloud Filestore - ManageEngine Applications Manager

O Applications Manager oferece monitoramento dedicado do  Cloud Filestore  para ajudá-lo a otimizar o desempenho de suas operações. Ele fica de olho na utilização do armazenamento e notifica se o armazenamento está prestes a acabar. Essas informações podem fornecer um alerta de que você precisa para dimensionar seu armazenamento. O Applications Manager também rastreia várias métricas de disco, como taxa de transferência de E / S (taxa de transferência de leitura e  gravação ), operações de E / S (operações de leitura e  gravação ) e latência de E / S (latência de leitura  e  latência de gravação ), para identificar áreas de desempenho lento. 

No GCP, você é cobrado com base no número de chamadas de procedimento usadas. O Gerenciador de aplicativos ajuda a rastrear o número de chamadas de procedimento no seu armazenamento de arquivos. Isso ajuda a gerenciar chamadas de procedimento que não precisam necessariamente estar em execução. 

Google Cloud Storage Monitoring - Gerenciador de aplicativos do ManageEngine

Google Cloud Storage

Cloud Storage é um serviço do GCP que oferece armazenamento de objetos para dados ao vivo ou arquivados. É uma solução escalonável de IaaS que oferece recursos avançados de segurança e compartilhamento para empresas.

O Cloud Storage fornece depósitos para armazenar objetos. Esses objetos podem ser acessados ​​por seus próprios métodos. O Applications Manager oferece monitoramento abrangente do  Cloud Storage que monitora baldes e o número total de objetos no Cloud Storage para garantir o desempenho ideal de seus aplicativos. Ele também fornece informações sobre solicitações de rede, ajudando a identificar a carga na sua instância do Cloud Storage. Os recursos do Applications Manager como uma ferramenta GCP incluem ajudá-lo a obter visibilidade das estatísticas de tráfego, para que você possa administrar bem seus dados de armazenamento.

Armazenamento GCP - ManageEngine Applications Manager

 Uma instância de armazenamento atende a vários pedidos. O monitoramento cuidadoso do número de solicitações pode ajudá-lo a atender rapidamente a problemas operacionais. O Gerenciador de aplicativos monitora vários parâmetros de solicitação de leitura e gravação, como  Obter solicitações de objetos / mínimo ,  Obter solicitações de bucket / mín e  Atualizar solicitações de objetos / mín. , Fornecendo informações detalhadas sobre o número de solicitações em sua instância e permitindo analisar o total desempenho do seu armazenamento.

Solicitação GCP - ManageEngine Applications Manager

Comece a monitorar o GCP em alguns minutos

Se você já estiver usando o Applications Manager poderá começar a monitorar o GCP adicionando-o como um monitor. Caso contrário, você poderá se inscrever para uma avaliação gratuita e começar imediatamente a monitorar suas instâncias do Compute Engine, Cloud Filestore e Cloud Storage junto com outros servidores e serviços.

O Applications Manager faz parte do conjunto de soluções ManageEngine ITOM. Além de aplicações de monitoramento, Itom também tem soluções para agilizar o monitoramento de rede , monitoramento de servidores , monitoramento da largura de banda , gerenciamento de configuração , segurança de firewall e conformidade, gerenciamento de endereços IP e gerenciamento de porta de switch . Na verdade, isso faz das soluções ITOM a escolha ideal para mais de 1 milhão de administradores de TI em todo o mundo.

Comece sua avaliação gratuita hoje mesmo clicando no botão abaixo! Conte sempre com o apoio da equipe ACSoftware. Sua revenda e suporte ManageEngine no Brasil.

ACSoftware revenda e distribuidora ManageEngine no Brasil. Fone / WhatsApp (11) 4063 9639.

[wptelegram-ajax-widget widget_width=”300″ widget_height=”200″]

PodCafé da TI – Podcast, Tecnologia e Cafeína. [podcast_subscribe id=”10553″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima