Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Adotando uma Solução SIEM, parte 1: Por que escolher o SIEM?

 

As ameaças de segurança estão em alta e os métodos de ataque dos hackers estão se tornando mais sofisticados a cada dia.

De acordo com o recente Relatório de Violação de Dados da Verizon, “68% das violações levaram meses ou mais para serem descobertas, embora 87% das violações examinadas tivessem dados comprometidos em poucos minutos ou menos do ataque ocorrido”.

Isso significa que os invasores estão usando técnicas que passam despercebidas pelos centros de operações de segurança (SOCs). Em muitos casos, as violações de dados são detectadas por um terceiro que notifica o negócio; o negócio então encomenda uma investigação forense. Embora um número considerável de ataques leve muito pouco tempo para roubar dados específicos, o método de invasão, os movimentos laterais dentro da rede e a rota pela qual os dados são roubados são escavados apenas alguns meses depois. Por esta altura, os dados desapareceram há muito tempo.

Esses ataques deixam rastros, mesmo que o SOC não consiga conectar os pontos. Com o advento de mandatos rígidos de conformidade, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e o Ato de Proteção de Informações Pessoais (POPIA), o cenário de segurança de TI está mudando. As organizações estão procurando soluções que detectam e resolvem incidentes antes que se tornem críticas, e as soluções de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) são a melhor maneira de fazê-lo.

Três razões pelas quais você precisa de uma solução SIEM:

  • Visibilidade em profundidade dos incidentes de rede:  É provável que você esteja usando um punhado de soluções de segurança em sua rede. Essas soluções variam de firewalls, IDS / IPS, verificadores de vulnerabilidades, aplicativos antivírus e anti-malware e assim por diante. O que você precisa é de uma visão consolidada de todos os eventos de segurança que ocorrem em sua rede, para que você possa facilmente conectar informações discretas que indicam um possível ataque. Uma solução SIEM coleta dados de log de toda a rede, extrai informações significativas desses registros, correlaciona diferentes eventos para detectar padrões de ataque e ajuda a pesquisar dados de log para análise de causa raiz, fornecendo visibilidade detalhada do que está acontecendo em sua rede. Isso ajuda a evitar ou conter ataques de segurança o mais rápido possível.
  • Auditoria contínua é a chave:  quando se trata de detectar e conter ataques de segurança, você nunca deve configurá-lo e esquecê-lo. Embora você defina políticas de segurança críticas, como regras de firewall, listas de controle de acesso, permissões de associação a grupos e assim por diante, você precisa observar constantemente quaisquer alterações nessas configurações. Uma solução SIEM oferece relatórios regulares que ajudam você a auditar continuamente os eventos para validar a imposição de políticas e detectar alterações críticas de configuração ou comportamentos incomuns dos usuários para manter as ameaças sob controle.
  • Orquestração de segurança: as organizações usam várias soluções para facilitar suas operações de TI. Por exemplo, o software help desk é usado para lidar com solicitações de TI e operações de rede. Uma solução SIEM deve integrar-se a essas soluções para tornar as operações de segurança tão eficientes quanto possível. A integração com soluções de help desk aumentará a velocidade da resolução de incidentes e garantirá a responsabilidade.

Na segunda parte desta série, discutiremos os critérios que você considera ao escolher sua solução SIEM.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace