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Ajuste o monitoramento do tempo de atividade da rede com OpManager

O monitoramento do tempo de atividade tem um impacto direto na capacidade da sua organização de oferecer suporte aos usuários finais e fornecer serviços. Não manter o tempo de atividade adequado pode interferir na produtividade dos negócios e afetar a satisfação do usuário final, resultando em perdas financeiras.

Estabelecer o tempo de atividade pode ser uma tarefa desafiadora, pois há vários fatores que podem agir contra isso. O monitoramento manual do tempo de atividade é uma tarefa que exige muita mão-de-obra e consome recursos; empregar uma solução de monitoramento de tempo de atividade é uma maneira eficaz e econômica de combater isso e garantir o tempo de atividade da rede.

O que é monitoramento de tempo de atividade?

O tempo de atividade é a duração pela qual um determinado sistema de TI ou uma rede está disponível para seus usuários. O monitoramento do tempo de atividade é um processo para controlar a integridade e a disponibilidade dos componentes da rede para garantir que estejam operando com eficiência ideal.

Principais vantagens de monitorar o tempo de atividade

  • Satisfaça os acordos de nível de serviço do cliente (SLAs) – O custo de não cumprir o SLA de um cliente pode ser devastador. Ele pode forçá-lo a pagar multas pesadas, perder o valor da marca, perder clientes e, eventualmente, causar a perda de negócios.
  • Identifique a causa raiz e corrija os problemas de tempo de inatividade rapidamente – quanto maior o atraso na identificação e resolução de um problema, mais tempo o negócio do usuário final sofrerá. Ao monitorar o tempo de atividade, você pode identificar rapidamente os problemas críticos e implantar correções imediatamente.

Como determinar o tempo de atividade da rede?

100% do tempo de atividade da rede é um mito. No entanto, com o monitoramento de tempo de atividade eficaz, você pode evitar o tempo de inatividade imprevisível que causa a maioria das perdas de negócios.

Você pode calcular o tempo de atividade da rede com algumas contas simples:

Por exemplo, se sua rede estiver inativa por um dia total durante um ano inteiro (24 horas), é assim que você calcula o tempo de atividade da rede:

Você pode identificar o tempo de atividade da rede usando ferramentas de monitoramento de rede como ManageEngine OpManager. Esta solução rastreia com eficiência o tempo de atividade e envia alertas se algo der errado. Além de verificar o tempo de atividade da rede, ele fornece serviços de monitoramento abrangentes para manter seu negócio operacional durante distúrbios na rede.

Como melhorar o tempo de atividade da rede

O tempo de atividade da rede pode ser melhorado monitorando de perto os principais fatores que indicam uma probabilidade de falha da rede. A implantação de medidas preventivas oportunas facilitará as operações contínuas da rede. Detalhes de tempo de atividade da rede e indicadores de desempenho podem ser obtidos coletando dados e analisando os seguintes pontos potenciais de falha

  • Saúde da rede:

Esta é a mais complexa e fundamental de todas as funções de monitoramento de rede, em grande parte devido à variedade de componentes de rede usados ​​por muitas organizações. Silos individuais de dispositivos de rede são criados, com base na categoria de componentes de rede utilizados, tornando difícil ter uma visão mais ampla.

O melhor método para evitar o siloing do dispositivo é criar um mapa de rede unificado exibindo todos os ativos, incluindo interfaces, dispositivos físicos e virtuais e interconexões. Isso ajuda a obter uma visão geral da integridade da rede a qualquer momento.

  • Patches de segurança:

A frequência de patches aplicados e atualizações de segurança lançadas aumentou drasticamente. Instalar a maioria das atualizações ou patches de segurança requer a reinicialização do sistema. Embora as reinicializações sejam rápidas, os dispositivos ainda ficam indisponíveis por um tempo.

Para contornar essa vulnerabilidade, é necessário um planejamento cuidadoso e gerenciamento de recursos. Dispositivos essenciais para os negócios devem estar sempre ativos e funcionando e, por esse motivo, as interrupções para manutenção não podem se estender por longos períodos. Também é aconselhável executar um serviço de failover ou failback como medida de segurança em caso de falha do dispositivo durante uma pausa para manutenção.

  • Garantias de hardware:

A maioria das organizações usa um grande número de dispositivos de endpoint e a maioria de suas despesas de manutenção são cobertas por garantias. Os dados de garantia de um dispositivo podem ajudar uma organização a identificar dispositivos que estão funcionando após sua garantia. Com esses dados, a equipe de TI pode identificar os dispositivos que apresentam risco significativo de falha e as funções de desempenho que podem ser afetadas por essas falhas.

  • Inventário de software:

O rastreamento de software é essencial para organizações que investem em diversos aplicativos de software. O rastreamento de software facilita uma melhor atualização e gerenciamento de upgrade, além do rastreamento de licença.

A opção por ferramentas unificadas oferece a funcionalidade de várias ferramentas e pode eliminar problemas baseados em ferramentas, como troca de ferramentas, gerenciamento de licenças, etc., e reduzir a sobrecarga de capital.

Trabalhe com um monitor de tempo de atividade especialista

Redes confiáveis ​​podem desempenhar um papel fundamental no aumento da produtividade, aumento da receita e satisfação dos clientes. A escolha do software de monitoramento de tempo de atividade da rede certo é vital. Neste blog, veremos como o OpManager funciona como uma ferramenta de monitoramento de tempo de atividade, fornecendo monitoramento de tempo de atividade para os vários requisitos de uma organização.

Software de monitoramento de tempo de atividade - ManageEngine OpManager

Tempo de atividade do dispositivo

O OpManager monitora o tempo de atividade do dispositivo de rede usando protocolos de monitoramento como ICMP, TCP ou SNMP. E se o dispositivo não estiver respondendo após um número predefinido de pesquisas, o dispositivo é classificado como indisponível. O número de pings e seus intervalos podem ser otimizados para seus requisitos específicos.

Tempo de atividade da interface

O OpManager supervisiona o tempo de atividade de uma ampla variedade de interfaces, desde Ethernet até adaptador ISATA, e sua disponibilidade de porta usando o protocolo SNMP. O OpManager também pode monitorar várias métricas de desempenho da interface.

Tempo de atividade do serviço

Os serviços são essenciais para garantir que seus servidores estejam online e funcionando conforme desejado. Essencialmente, o OpManager funciona como uma solução de monitoramento de tempo de atividade do servidor , permitindo que você monitore serviços de nível de sistema, como DNS, SMTP, LDAP, Telnet, HTTPS, MSSQL, MySQL, para garantir que seu plano de gerenciamento de servidor seja completo

Tempo de atividade do serviço Windows

O serviço do Windows é um processo crítico que oferece suporte a funcionalidades vitais do servidor. Usando o OpManager, qualquer serviço do Windows pode ser descoberto e monitorado usando o protocolo WMI. Além disso, os administradores podem configurar o OpManager para reiniciar ou interromper um serviço do Windows com defeito.

Tempo de atividade do processo

Os processos, além dos serviços, desempenham um papel fundamental na execução de um servidor. O OpManager permite monitorar o tempo de atividade de processos em execução em servidores Windows, Linux, Solaris, UNIX, HP UX, IBM AIX, ESX e VMware e máquinas virtuais.

Tempo de atividade do site

Monitore a disponibilidade do site o tempo todo. O OpManager pode ser configurado para monitorar URLs HTTP e HTTPS, sites de intranet, farms de servidores web, aplicativos web, sites autenticados pelo Windows NT LAN Manager (NTLM) e muitos mais.

O recurso de painel do OpManager pode ser configurado para exibir o status holístico em tempo real do tempo de atividade dos vários aspectos de uma rede. Isso facilita a identificação de problemas e permite que os administradores de rede adotem medidas de correção imediatamente.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

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