A soberania digital significa a capacidade de um país de controlar e proteger sua infraestrutura digital, ou seja, dados e comunicações, sem dependência de fornecedores estrangeiros ou estar sujeito a leis estrangeiras que possam comprometer sua segurança nacional. Não é de se admirar que o Brasil tem enfrentado riscos significativos à sua soberania digital nos últimos anos.
Existem fatores lógicos e conhecidos que contribuem para essa vulnerabilidade, que é a dependência do país em relação a tecnologias estrangeiras, especialmente dos Estados Unidos e China. A grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple, Microsoft, Amazon, Facebook dentre outras, dominam o mercado brasileiro, oferecendo serviços de nuvem, armazenamento de dados e outras soluções digitais. Isso significa que uma grande quantidade de informações e dados confidenciais do Brasil está armazenada em servidores controlados por empresas estrangeiras, sujeitas às leis de seus países de origem. Uma triste realidade é que não somos grandes fornecedores de tecnologias, nem mesmo existe um incentivo para o mesmo, um fato que nos leva à muitos pontos no qual bate de frente com o fator econômico, político e também social, a ausência de incentivos para iniciativas voltadas a tecnologias criadas em território nacional cobra seu preço e na maioria das vezes um valor bem caro.

Mas, existe também um outro fator que contribui de forma muito expressiva para a vulnerabilidade da soberania digital do Brasil é a falta de investimentos e políticas de segurança cibernética eficazes. O Brasil tem uma infraestrutura digital significativa, mas ainda não possui uma estratégia de segurança cibernética bem definida. Isso significa que o país está mais vulnerável a ataques cibernéticos, que podem ser usados para roubar dados sensíveis, interromper serviços públicos e comprometer a segurança nacional. Não é muito difícil encontrar sistemas obsoletos no âmbito tecnológico do Brasil, e isso vai de empresas privadas ao setor publico, e no setor publico tende a ter um cenário ainda pior, pois dentre a maioria dos casos não só os equipamentos e sistemas estão obsoletos, os usuários dos mesmo muitas vezes não recebem o mínimo treinamento voltado as melhores práticas de segurança cibernética, o que torna o trabalho da TI ainda mais desafiador.
Além disso, o Brasil também tem enfrentado desafios com a privacidade dos dados. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em 2018 para regulamentar a coleta, o uso e o armazenamento de dados pessoais no país. No entanto, muitas empresas ainda não estão em conformidade com a LGPD e há preocupações de que as informações dos cidadãos brasileiros possam estar sendo coletadas e compartilhadas sem o seu consentimento, fora o histórico de vazamento de informações recentes, o que demonstra a total fragilidade digital em nosso território.
Sendo assim , a soberania digital do Brasil está em risco devido à dependência de tecnologias estrangeiras, a falta de investimentos e políticas de segurança cibernética eficazes, desafios com a privacidade dos dados e a politização da tecnologia. Para proteger a soberania digital do país, são necessárias medidas para fortalecer a segurança cibernética, desenvolver tecnologias nacionais, garantir a conformidade com a LGPD e combater a desinformação e a manipulação política.
A ManageEngine é uma empresa de software que oferece uma ampla variedade de soluções de gerenciamento de TI, incluindo gerenciamento de rede, segurança cibernética, monitoramento de desempenho e muito mais.
A ACSPro é distribuidora autorizada da ManageEngine no Brasil e pode oferecer soluções de segurança cibernética e gerenciamento de TI para empresas brasileiras que buscam fortalecer sua soberania digital. A ManageEngine oferece soluções de segurança cibernética, como detecção de ameaças, análise de segurança de endpoints e gerenciamento de patches, que podem ajudar as empresas a proteger seus sistemas e dados contra ataques cibernéticos.
A ACSPro também possui serviços de consultoria e implantação de soluções de segurança da informação da ManageEngine , ajudando as empresas a desenvolver estratégias personalizadas de segurança cibernética que se adaptem às suas necessidades específicas. Além disso, a ACSPro pode ajudar as empresas no processo com a conformidade na LGPD e outras regulamentações de privacidade de dados.
ACS Pro Parceira ManageEngine no Brasil. – Fone / WhatsApp (11) 2626-4653
[wptelegram-ajax-widget widget_width=”300″ widget_height=”200″]PodCafé da TI – Podcast, Tecnologia e Cafeína.
[podcast_subscribe id=”10553″]