Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer bom uso das informações? Seis dicas para obter aproveitamento máximo!

Não é novidade o fato de uma organização ou empresa gerar uma infinidade de informações em seu ambiente digital, porém a grande questão é como lidam com tanto volume de dados que acabam desperdiçados, sem qualquer aproveitamento das informações valiosas que podem gerar.

É possível utilizar tais informações para alcançar melhores resultados, e isso não algo inovador, ou seja, na verdade é negligenciado ainda pelas empresas da atualidade. Infelizmente ainda não enxergam que quando utilizados de forma correta, tais informações podem proporcionar tomadas de decisões mais inteligentes, além de automatização de processos e geração de novas oportunidades de negócio. Então é crucial saber utilizar tal recurso a favor e dentro da LGPD, respeitando sempre o direito dos titulares das informações.

No geral muitas empresas não sabem como trabalhar com as infinidades de informações que recebem em seu ambiente, porém temos algumas dicas que podem ser utéis para otimizar o uso das informações:

Trace um objetivo de negócio, identificando as informações que podem ser úteis no processo

Precisa de fidelização dos cliente, diminuindo assim o cancelamento do serviço, aumentando a rentabilidade da organização ou empresa ? Então é necessário realizar a descoberta da quantidade e o perfil dos melhores clientes, quem são os 20% dos clientes no qual fazem parte dos 80% do faturamento, além de saber o produto mais vendido. Tais informações podem ajudar a obter informações cruciais do perfil no qual se encaixam os seus cliente.

Sendo assim se a empresa já tem um objetivo, procure saber quais são os dados que podem ajudar no processo de alcance dos objetivos, e assim terá maior chance de sucesso em decisões tomada com base em fatos, sem achismo ou “bola de cristal”. Traçando os questionamentos corretos, você estará pronto para fazer um levantamento e identificar onde as informações estão disponíveis, e assim também poderá realizar um inventário de informações, métricas e indicadores.

Monitore periodicamente a qualidade

Para uma boa estratégia de informações é necessário também uma boa qualidade de dados que vão ser utilizados como base de decisões. Então é fundamental a analise periódica da base de dados, para obter informações relevantes, sem duplicidade, evitando comprometer a estratégia de aproveitamento das informações.

Visão única dos dados

Diante de informações abundantes no ambiente corporativo, nos deparamos com o cenário em que qualquer pessoa poderá coletar e ter acesso conforme o interesse. E com isso um problema ainda maior é gerado, os dados se “espalham”, o que impede a visão única e completa. O cenário ideal é a centralização de todas as informações com o objetivo de ampliar o conhecimento e assim a capacidade de análise, reduzindo custo e assim viabilizando a implantação de novos projetos.

Políticas de utilização

É preciso garantir boas praticas no gerenciamento e na utilização das informações, sendo assim é fundamental a determinação de regras para regular as atividades, ou seja, é preciso definir políticas que vão definir quais dados mínimos devem ser usados, quem poderá acessar, quando e como. Garanta acesso rápido, simples e seguro, dentro do período desejado para a analise das informações para auxiliar nas melhores decisões.

Dashboards e Relatórios

Utilize as informações nas suas principais funções, automatizando processos, melhorando assim a operação, e com isso reduzindo custos e tornando o ambiente mais eficiente. Para isso é necessário criar relatórios e dashboards para monitorar, realizar analise e acompanhamento de resultados de cada projeto ou campanha. Com isso é possível gerar novos insights que vão abastecer estratégias futuras.

Use as informações, mas respeitando sempre os direitos dos titulares das informações

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está a todo vapor desde 2020, um desafio imenso foi criado para as organizações que controlam dados pessoais(dados de identificação, dados de contato e localização, dados financeiros, dados médicos, entre outros). E assim a lei determina que para as atividades de tratamento precisa haver sempre um objetivo ou finalidade, e claro os dados devem estar proporcionais aos objetivos do tratamento ou seja o uso não pode ser abusivo.

Os dados de negócios agora estão espalhados em arquivos simples, feeds da Web, bancos de dados, serviços de armazenamento em nuvem e aplicativos on-line/off-line. Onde quer que seus dados estejam, agora você pode usar o Zoho Analytics para relatórios e análises aprofundados. A sincronização de dados é automática e pode ser agendada periodicamente.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace