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Como uma solução de MDM pode ajudar a proteger dispositivos no espaço de trabalho digital

A última década testemunhou muitas organizações se adaptando a um espaço de trabalho digital, substituindo as configurações tradicionais de escritórios físicos por locais de trabalho virtuais que abrangem todas as tecnologias de que os funcionários precisam para serem capazes de realizarem suas atividades. Por causa da pandemia, até mesmo empresas que antes eram contra o conceito de força de trabalho distribuída agora foram forçadas a abraçar o trabalho remoto.

Embora um espaço de trabalho digital ofereça uma experiência de usuário mais flexível para os colaboradores, ele vem com seu próprio conjunto de desafios. Vamos dar uma olhada em alguns dos desafios que as organizações com forças de trabalho distribuídas estão enfrentando e as ferramentas que podem ser utilizadas para superá-los.

1. Problemas de gerenciamento de aplicativos

O principal requisito para qualquer funcionário é ter acesso aos aplicativos corporativos de que precisam para realizar seu trabalho. Distribuir e instalar remotamente os aplicativos necessários no dispositivo de cada colaborador e garantir que sejam executados na versão mais recente pode ser demorado e desafiador para os administradores de TI.

Os aplicativos corporativos, quando instalados no ambiente de produção sem testes, podem apresentar problemas de usabilidade e bugs de funcionalidade que reduzem a produtividade. Outro problema que os administradores de TI enfrentam são os usuários finais instalando acidentalmente aplicativos maliciosos nos dispositivos, o que coloca os dados do dispositivo em risco. 

 2. Problemas de gerenciamento de conteúdo

Para dispositivos móveis usados ​​para tarefas corporativas, o conteúdo sensível aos negócios deve ser acessível com segurança. Distribuir os documentos em massa, modificá-los, dar acesso a usuários específicos e evitar que sejam compartilhados com dispositivos não gerenciados é um processo tedioso. Em dispositivos BYOD (Bring Your Own Device), se os aplicativos pessoais têm permissão para acessar documentos corporativos ou podem salvar documentos em serviços de nuvem de terceiros, esta é uma grande preocupação de segurança de dados.

3. Problemas de gerenciamento de e-mail

Quando os funcionários acessam o Exchange Server usando um dispositivo não autorizado, o servidor de e-mail fica exposto a ameaças cibernéticas em potencial. Além disso, a exibição de anexos de e-mail em aplicativos não aprovados pode resultar em vazamento de dados.

4. Problemas de segurança 

As organizações podem enfrentar uma série de problemas de segurança, incluindo:

  • Automações automatizadas do SO (Sistema Operacional) para garantir que os dispositivos estejam sempre executando a versão mais recente.
  • Uma conexão VPN segura para quando os colaboradores precisam acessar recursos corporativos.  
  • Medidas reativas para dispositivos perdidos ou roubados, como localizar o dispositivo, bloquear e exibir uma mensagem na tela ou limpar dados para proteger as informações corporativas se o dispositivo não puder ser recuperado.

5. Resolução de problemas

Quando esses dispositivos funcionam mal ou os aplicativos falham, podem acabar impedindo a realização de tarefas e afetar negativamente a produtividade. Solucionar problemas de dispositivos sem ter acesso físico a eles pode ser um grande desafio para os administradores.

Então qual é a solução?

Uma solução abrangente de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM – Mobile Device Management) pode ajudar as organizações a superarem esses desafios e tornarem o espaço de trabalho digital mais eficiente e seguro. A seguir, veremos alguns dos recursos que você deve procurar em uma solução de MDM para ser capaz de mitigar os desafios mencionados anteriormente.

1. Gerenciamento de aplicativos: o gerenciamento de aplicativos móveis (MAM – Mobile Application Management) é essencial para um MDM eficaz. Os administradores precisam ser capazes de testar aplicativos antes da instalação, executar instalação silenciosa de aplicativos em dispositivos, restringir a instalação de aplicativos maliciosos e automatizar atualizações de aplicativos para garantir que os dispositivos estejam sempre executando a versão de aplicativo preferencial ou mais recente. Em dispositivos pessoais, aplicativos e dados corporativos precisam ser segregados e colocados em um contêiner seguro separado daquele que contém os dados pessoais.

2. Gerenciamento de conteúdo: oferecer distribuição segura em massa de documentos corporativos e conceder acesso específico do usuário a eles é essencial. Os administradores podem substituir documentos antigos por novos e garantir que eles sejam atualizados automaticamente nos dispositivos aos quais estão associados. Os documentos devem ser visualizados apenas em aplicativos autorizados, aplicativos pessoais devem ser impedidos de acessar documentos corporativos e backups para serviços em nuvem de terceiros devem ser restritos.

3. Gerenciamento de e-mail: Fornecer acesso condicional ao Exchange Server garante que apenas dispositivos autorizados acessem o servidor de e-mail. Também é importante garantir que os usuários só possam visualizar anexos de e-mail corporativo com um visualizador de documentos seguro para evitar vazamentos de dados.

4. Segurança: Uma boa solução de MDM oferecerá recursos de gerenciamento de segurança móvel (MSM – Mobile Security Management) para ajudar a criar e distribuir políticas de segurança de acordo com os padrões organizacionais para todos os dispositivos, bem como, identificar e remover automaticamente dados corporativos de dispositivos desbloqueados e com root.

Outros recursos de segurança que os administradores devem procurar incluem:

  • Atualizações automatizadas do SO para garantir que os dispositivos estejam sempre executando a versão mais recente.
  • Uma conexão VPN segura para quando os colaboradores precisam acessar recursos corporativos.
  • Medidas reativas para dispositivos perdidos ou roubados, como localizar o dispositivo, bloquear e exibir uma mensagem na tela ou limpar dados para proteger as informações corporativas neles, se o dispositivo não puder ser recuperado.

5. Solução de problemas: recursos como controle remoto do dispositivo do usuário final e bate-papo em tempo real com usuários finais permitem que os administradores entendam os problemas rapidamente e melhorem a comunicação para uma solução de problemas eficiente.

Se você está procurando uma solução de MDM com recursos abrangentes de segurança e gerenciamento para seus dispositivos móveis, não procure mais! O Mobile Device Manager Plus da ManageEngine é uma solução abrangente de gerenciamento de mobilidade empresarial projetada para gerenciar dispositivos em várias plataformas de SO e aumentar a produtividade sem comprometer a segurança corporativa.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

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