Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conceitos básicos do ITOM: monitoramento de processos

O monitoramento do desempenho da infraestrutura do servidor é crucial para qualquer organização. Embora métricas como integridade e disponibilidade às vezes sejam suficientes para medir a eficiência geral, obter visibilidade de mais detalhes, como processos, tarefas e trabalhos agendados subjacentes, geralmente é crucial não apenas para identificar um problema de desempenho, mas também para isolar sua causa raiz. Os processos do servidor, seja em processos Windows ou Linux, são um desses componentes que precisam ser monitorados para melhorar a eficiência operacional de seus servidores.

O monitoramento de processos permite que você defina limites de memória para um processo em execução em sua máquina Windows ou Linux para que seja alertado se a utilização de qualquer um desses recursos pelo processo atingir algum nível crítico predefinido por você.

Ao fornecer acesso a informações detalhadas de eventos gerados em endpoints, o monitoramento de processos oferece uma visão rápida de eventos críticos, além do que está disponível em dados de log padrão.

Desafios nos processos de monitoramento

Os sistemas de TI corporativos têm um fluxo constante de processos iniciando e interrompendo, mas os processos são registrados de forma inconsistente, dificultando o monitoramento sem um registro independente do evento. O grande volume de atividades torna um desafio identificar processos com falha ou invasores. O software de monitoramento de processos ajuda a superar esses desafios.

O monitor de processo do OpManager oferece visibilidade detalhada de todos os parâmetros críticos do seu servidor, o que ajuda a evitar tempo de inatividade inesperado, mantendo o olhar nos recursos consumidos pelos processos do Windows ou Linux e alertando você caso ocorra uma violação do limite.

O OpManager pode alertar automaticamente sobre processos não aprovados quando eles são iniciados em servidores e dispositivos controlados. Ferramentas de visualização adicionais podem ser usadas para mapear todos os locais dentro do ambiente onde o mesmo processo está sendo executado para rápida análise forense e de causa raiz.

Status dos processos: a integridade e a disponibilidade do servidor são indicadores rápidos em um painel sobre o status geral do servidor. No entanto, quando estamos lidando com monitoramento de processo, o status do processo é uma métrica significativa. Isso nos diz se o processo está ativo ou se há um erro com o referido processo. Ao lidar com processos críticos, este é o parâmetro mais importante.

Identificação de erros: O status de um processo é um indicador se o processo está livre de erros ou se enfrenta um problema subjacente. No caso do último, um alerta pode realmente ajudar a minimizar o tempo de solução de problemas, especialmente se o processo oferecer suporte a um aplicativo crítico para os negócios em execução no servidor.

Monitoramento de processos - ManageEngine OpManager

Modelos de processo para gerenciamento de alarme

Embora monitorar processos críticos do servidor seja importante, é tão importante alertar quanto ocorrer um problema de desempenho inesperado. Uma única janela no OpManager permite aos usuários configurar modelos de processo. Esses modelos facilitam o processo de solução de problemas, minimizando o tempo necessário para diagnosticar a origem de um problema. Os modelos de processo podem ser aplicados a servidores individuais, bem como a vários servidores com funções operacionais semelhantes.

Software de monitoramento de processos - ManageEngine OpManager

Alertas, ações e relatórios  

O kit de ferramentas do monitor de processo do OpManager vem com um módulo de gerenciamento de falhas que pode acionar alertas (por e-mail ou SMS) ou notificar um técnico (via alarme da web ou registrando um ticket) quando um determinado processo excede o limite definido. Além dessas funções de monitoramento proativo, o OpManager tem opções para executar qualquer script ou um arquivo de lote para resolver anomalias de rede imprevistas; por exemplo, você pode reiniciar um determinado serviço ou servidor quando um processo excede um limite superior definido. Os dados monitorados de todos os processos também são armazenados para fins de gráficos, análises de tendências e relatórios.

Ferramentas de monitoramento de processo - ManageEngine OpManager

Se você está procurando uma ferramenta para monitorar sua infraestrutura de servidor, especialmente uma que ofereça serviço Windows ou Linux e monitor de processos, experimente o OpManager . 

O OpManager faz parte do conjunto de soluções ITOM da ManageEngine. Além de monitoramento de rede, esta suite também oferece soluções para simplificar  o monitoramento de servidores , monitoramento de aplicativos , monitoramento da largura de banda , gerenciamento de configuração , segurança de firewall e de conformidade e gerenciamento de porta endereço e IP switch . É por isso que as soluções ITOM da ManageEngine são a escolha de mais de um milhão de administradores de TI em todo o mundo.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace