Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Introdução à Monitoração – 3. Monitoração de Elementos Windows

Atualmente as empresas usam várias aplicações que estão instaladas em servidores dentro da rede da empresa ou datacenters, para oferecer serviços aos hosts dentro da organização. Há também o gerenciamento de redes e de usuários, como DNS, Active Directory, DHCP, etc. Que são fornecidos a partir de servidores.

 

Além disso, os usuários ou clientes de uma organização também requer um sistema operacional. Entre as várias opções disponíveis para um sistema operacional, sistemas operacionais baseados em Windows são os mais utilizados, tanto para o servidor, bem como para os requisitos de hosts dos clientes em uma empresa.

 

A presença de aplicativos de negócios em servidores necessitam de monitoramento constante para a sua visibilidade sobre uso de recursos, como memória, espaço em disco, cache, CPU, e muito mais. O monitoramento também ajuda a identificar possíveis problemas que estão afetando o desempenho do servidor. Além de servidores, dispositivos de cliente também requerem monitoramento para fornecer uma experiência livre de problemas para o usuário final.

 

Sistemas baseados em Windows podem fornecer dados para sistemas de monitoramento que, em seguida, processa e utiliza os dados para informar sobre o desempenho e a saúde dos servidores, e máquinas host. Os dados que são usados para o monitoramento podem ser recolhidos a partir de uma máquina Windows usando qualquer um dos métodos disponíveis discutidos abaixo:

Contadores de Desempenho

Servidores Microsoft Windows inclui contadores de desempenho OS que são habilitados por padrão. Esses contadores de desempenho fornecem dados sobre o desempenho do sistema, tais como dados sobre o cache, memória, disco, processador, etc., que podem ser usados ​​no aplicativos de monitoramento de desempenho do servidor.

Windows Management Instrumentation (WMI)

WMI é um recurso da Microsoft que permite acessar informações de gerenciamento sobre o status do sistema de computador. Além disso, a WMI apoia ações, como a configuração do sistema e alterar as propriedades, permissões, processos de programação, etc. WMI pode ser usado para gerenciar servidores, bem como máquinas do cliente local e remotamente.

 

Logs de Eventos

Microsoft Windows OS gera uma variedade de logs de eventos que contêm informações sobre eventos que ocorrem em um sistema, tais como eventos de aplicações (por exemplo: A perda de dados, ou qualquer problema significativo com o desempenho da aplicação), eventos de segurança (logons com falha, tenta acessar arquivos seguros, log de segurança adulteração etc.), ou eventos do sistema. Esses logs podem ser monitorados com um sistema de monitoramento para identificar possíveis problemas com os sistemas de servidor e cliente.

Gostaria de mais informações sobre nossas ferramentas ou tem alguma dúvida? Entre em contato conosco a equipe ACS Pro.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace