Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ITAM Melhores Práticas 2: Acompanhe o Ciclo de Vida Completo dos Ativos

No segundo post desta série, você vai aprender como controlar o ciclo de vida completo dos ativos.  O objetivo é  conhecer o estado atual de cada ativo no seu ambiente.

 

As organizações têm as suas políticas de aquisições de ativos únicos, de manutenção e de exclusão. Você precisa definir um ciclo de vida para seus ativos,  e cobrir todas as fases do ativo em sua organização. Cada estado do ativo pode ter um ou mais estados a ele associado.

A configuração do ciclo de vida dos ativos estão tipicamente associados com os estados dos ativos associados

  • Solicitação de ativos (requerido)
  • Aprovação (aguardando aprovação, aprovado)
  • Aquisitado (comprados, alugados)
  • Implantação (em instalação, instalado)
  • Uso (em uso)
  • Armazenamento (na loja, em reparação)
  • Vencimento (expirado / depreciados)
  • Eliminação (eliminados)

No diagrama acima, um ativo é inicialmente solicitado por um departamento ou um usuário. Um pedido de compra é então levantado  e enviado para aprovação. Após a aprovação, o ativo é adquirido e instalado no ambiente de TI. O ativo é então colocada em uso, mapeando-o a um  usuário. Se o ativo precisa ser reparado ou não esta atualmente em uso, ele é colocado no armazenamento. Finalmente, se o ativo esta expirado ou depreciado,  uma decisão deve ser tomada, descarte ou reutilização do ativo.

Outra tarefa importante é controlar  os estados dos ativos  meticulosamente pois eles são dinâmicos. Por exemplo, uma estação de trabalho pode ser utilizada por alguns dias e, em seguida, mantido em armazenamento até que surge a necessidade seguinte. Portanto, é importante que você atualize periodicamente os  estados  de seus ativos e manter-los atualizados. 

Os avanços tecnológicos têm nos beneficiados com os conceitos de identificação de ativos, como códigos de barras, RFID e GPS, que simplificam o rastreamento dos ativos. Esses conceitos de rastreamento de ativos ajudam a  conciliar as propriedades, localizações e configurações de hardware de ativos de forma contínua. 

Vamos dar uma olhada nos benefícios do rastreamento de ativos

1.  Dados  dos ativos se tornam mais confiável

Ter informações atualizadas e precisas sobre seus ativos, em um determinado ponto no tempo, ajuda a tomar as decisões corretas.

2. Oferece Escalabilidade

Como sua empresa cresce em tamanho, o número de ativos de TI necessários para suportar os seus aumentos de operações de negócio. Um processo de controle de ativos de TI adequada ajuda a controlar e manter os ativos com  o mínimo de esforço, independentemente dos números. Isso permite que sua equipe concentre na resolução de questões do que rastrear os ativos.

3.  Você pode planejar com antecedência para qualquer Surge no Requisito IT Asset

Vamos usar o exemplo do Walmart. Durante sua época de pico, a empresa contrata funcionários temporários para atender à demanda extra. Este, por sua vez, provoca um aumento na  exigência do dispositivo. A empresa precisa ter um estoque ideal de dispositivos para executar seus negócios sem interrupções. Esta estimativa do estoque  só pode ser facilmente identificado  se os ativos existentes são monitorados adequadamente.

No próximo post, veremos como gerenciar licenças de software e em um só lugar. Gostaria de conhecer mais sobre o ServiceDesk Plus ou outras de nossas ferramentas? O time da ACS Pro terá o prazer de lhe atender.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace