Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Monitorar seus links de Internet – Um caso de uso interessante

Você já riu de uma pessoa vestindo uma capa de chuva completa  e também carregando um guarda-chuva em sua mão em um dia chuvoso? Na verdade, esta analogia não é diferente do serviço de Internet da sua empresa.

 

Com a demanda para fornecer 100% de disponibilidade para o serviço de internet, cada organização escolhe vários serviços de Internet. No entanto, devido a restrições de custo e a velocidade da banda, pode variar entre prestadores de serviços. É óbvio, em termos de link de backup, você não quer que seus usuários naveguem em quaisquer sites sociais ou improdutivos quando seu principal serviço está down.

Existe várias empresas que possuem o seguinte cenário:

O Provedor de Serviços de Internet (ISP) da empresa fornece três tipos de serviços de internet para garantir 100% de uptime para a empresa, os quais são:

Um Suporte Óptica [OC] – Primário

Uma frequência de rádio [RF] – Secundário

Uma internet baseada em VSAT – Terciário – Link de backup

Com estes três serviços de Internet, o ISP é capaz de fornecer alta redundância e disponibilidade de serviços em todos os momentos. Todos os três serviços de internet ficam ativas todo o tempo, com o tráfego fluindo principalmente com o link OC.

Caso o link primário fique down, a tabela de roteamento utilizará uma rota estática que mudará para o link secundário ou alterará o IP. Sem contar que o SLA do ISP para o tempo de atividade da rede é de 97% e é sempre alcançado.

O verdadeiro problema aqui é o tempo de resposta que é muito pobre para os links RF e VSAT quando comparado com o OC.

O que causa o atraso? Á aplicação ou usuário?

Será que é possível alcançar algum trade-off em termos de uso de banda para fornecer um serviço melhor?

Onde é que a latência acontece? É no provedor de serviço ou algo interno?

Quando e por quanto tempo a alta latência tem sido predominante?

As duas primeiras perguntas são fáceis responder, basta utilizar o ManageEngine NetFlow Analyzer e analisar a largura de banda. No entanto, caso não tenha conhecimento de Cisco IP SLAs e como ele pode ajudá-los a monitorar seus links de WAN. Semelhante ao NetFlow, o Cisco IP SLAs também é uma parte do Cisco IOS. Cisco IP SLAs usa técnicas de monitoração ativas para que você saiba como o link está sendo utilizado. Para saber sobre as características Cisco IP SLA que são suportadas nas versões IOS, clique aqui.

Agora, se a latência aumenta bastante, um alarme seria imediatamente levantado para a equipe de rede através do ManageEngine OpManager. Quando receber o alerta do OpManager a primeira coisa que deve ser verificada é o gráfico HOP, o que lhes permite identificar onde exatamente está a alta latência. Também,  verifique o tipo de serviço de internet que está atualmente em uso pela medição da RTT verificando os endereços IPs no gráfico HOP.

Dashboards no OpManager WAN  RTT, permite o administrador monitorar o tempo de resposta e disponibilidade round-the-clock.

 

Agora, vocês podem utilizar o OpManager WAN   RTT para monitorar extensivamente mais de 100 links de WAN. Estou certo de que este caso de uso vai lhe dar uma boa ideia sobre onde e como podemos usar o monitoramento de WAN RTT do OpManager para ajudar eliminar e isolar a latência.

Caso deseje conhecer mais o ManageEngine OpManager, entre em contato conosco a equipe ACS Pro terá o prazer em lhe auxiliar.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace