Alguém consegue lembrar de como era a vida antes da chegada do Pix? Pode parecer nostálgico lembrar como realizávamos transações bancárias antigamente. E as taxas para transferência para contas diferentes?
É, tudo isso hoje para a grande maioria das pessoas aqui no Brasil é coisa do passado. No episódio recém-lançado no PodCafé da TI tivemos a sensacional oportunidade de conversar com Rafael Turk, cofundador da Woovi. Turk nos trouxe informações interessantíssimas sobre o futuro do pagamento instantâneo no Brasil e a revolução atual que estamos vivenciando com a chegada do Pix.
Hoje quando vamos realizar qualquer tipo de pagamento a pergunta rotineira é: aceita Pix?
Quem poderia imaginar que tal forma de pagamento iria revolucionar a forma como lidamos com nossos pagamentos. Podemos, também, dizer que isso impacta não somente o consumidor final, como também as empresas em seu comércio, seja grande, seja pequeno… aceitar o pagamento por Pix é quase que mandatório.
O Brasil em poucos meses conseguiu transformar e melhorar de forma cultural a estrutura de pagamentos. Estamos caminhando a passos largos para uma revolução jamais vista, e deve ser copiada por outros países em breve.

A arte de se reinventar é a alma do negócio. Obviamente, o Brasil tem muito a melhorar quando falamos em tecnologia, projetos e gestão. Costumamos descartar boas ideias sem ao menos considerar novos pontos de vista ou possibilidades. O método Pix poderia ser um desses casos; imagine só poder transferir quantias via internet usando apenas o número de telefone do destinatário, por exemplo. Isso tinha tudo para dar errado, mas o resultado foi totalmente ao contrário [ainda bem].
Obviamente que para o usuário a estrutura é simples, porém sabemos que por trás existe todo um ecossistema trabalhando para que a transação aconteça com segurança em segundos. O Pix revolucionou o mercado brasileiro, assim como tantas ideias que podem e vão surgir com o andar dessa carruagem que se chama tecnologia.
Limite? Qual o limite para a imaginação quando se fala em tecnologia? Se olhamos para 10 anos atrás, ninguém imaginaria o salto dado. Existe ainda muito mais a ser feito, cabe o mercado, desde o pequeno empreendedor ao gigante, acompanhar as tendências e surfar na onda da modernidade.
A ACSPro é parceira da ManageEngine no Brasil e oferece soluções de segurança cibernética e gerenciamento de TI para empresas brasileiras que buscam fortalecer sua soberania digital. Além disso, possuímos serviços de consultoria e implantação de soluções de segurança da informação da ManageEngine, ajudando as empresas a desenvolver estratégias personalizadas de segurança cibernética que se adaptem às suas necessidades específicas.
ACS Pro Parceira ManageEngine no Brasil. – Fone / WhatsApp (11) 2626-4653
[wptelegram-ajax-widget widget_width=”300″ widget_height=”200″]PodCafé da TI – Podcast, Tecnologia e Cafeína.
[podcast_subscribe id=”10553″]