Neste post, abordaremos sobre as mudanças na face do trabalho após a pandemia de COVID-19 e o lançamento da vacina.
Antes de 2020, a ideia de colaboradores de organizações inteiras trabalhando em casa ainda soava estranha. O trabalho remoto era uma vantagem, um recurso possibilitado pelo advento de novas tecnologias e formas de trabalhar em conjunto, mas estava longe de ser a norma. A opção Work From Home (WFH) costumava ser vista como um diferencial exclusivo oferecido por algumas organizações.
A pandemia COVID-19 mudou tudo isso.
Da noite para o dia, as empresas começaram a reavaliar como funcionam e a adotar novas tecnologias e processos. Mesmo aqueles relutantes em entrar no movimento da transformação digital, decidiram embarcar e repensar os processos, incluindo como eles falam com seus clientes e como funcionam seus locais de trabalho. Uma pesquisa do setor indica que o COVID-19 acelerou a adoção da transformação digital em mais de cinco anos !
Agora, tendo sido iniciada a vacinação, as organizações estão planejando naturalmente um retorno às operações do escritório. Para alguns, isso pode significar um retorno ao antigo normal. Para outras organizações, o local de trabalho pós-cobiçado pode parecer drasticamente diferente.
Aqui estão cinco leituras interessantes sobre como a normalização do trabalho remoto, a adoção em massa de soluções em nuvem e tendências emergentes como o modelo de trabalho híbrido afetarão os locais de trabalho do amanhã.

1. Coronavírus: Como o mundo do trabalho pode mudar para sempre
A normalização dos modelos de trabalho remoto e híbrido em 2020 levantou muitas questões: quando voltaremos ao escritório? Com que frequência iremos? Qual será o impacto dos modelos WFH na igualdade e diversidade de gênero? Especialistas de vários campos e organizações oferecem suas idéias sobre essas e outras questões pertinentes.
2. Nosso futuro Work-from-Anywhere (Trabalhe em Qualquer Lugar)
A pandemia agiu como um experimento forçado do trabalho remoto, trazendo à luz vários benefícios desse modelo de trabalho para as organizações e seus reservatórios de mão de obra. Também destacou alguns desafios que precisam ser superados. A pesquisa sobre algumas operações de “trabalho de qualquer lugar” apresentadas neste artigo destaca as práticas recomendadas e pode ajudar os líderes a decidirem se o trabalho remoto é adequado para suas organizações.
3. Negócios, resiliência econômica dependerá da sustentação do trabalho remoto
O trabalho remoto tem o potencial de fornecer às organizações maior resiliência a interrupções, como a pandemia COVID-19, e permitir que recrutem a partir de um pool de talentos mais amplo e diversificado. À medida que mais organizações adotam o trabalho remoto, aquelas que não o fazem, podem se ver em desvantagem competitiva.
4. Aplicativos falsos de colaboração estão roubando dados
O trabalho remoto tem o potencial de dar às organizações uma vantagem competitiva, como também torná-las mais suscetíveis a ataques cibernéticos. Dispositivos pessoais normalmente não têm o mesmo nível de segurança que dispositivos corporativos, mas no cenário WFH eles são frequentemente usados para acessar e-mail de trabalho, arquivos confidenciais, entre outros. Os cibercriminosos tiram vantagem disso para inserir malware em sistemas inseguros e usá-los como um ponto de entrada em redes corporativas.
5. Como alcançar conformidade com ferramentas de colaboração
As organizações precisam lidar com os riscos de mais do que apenas cibercriminosos. As ferramentas de colaboração, são um dos principais capacitadores da nova dinâmica do WFH, são também uma fonte significativa de privacidade de dados e ameaças à segurança. Para garantir a conformidade com os regulamentos ao usar essas ferramentas, as organizações precisam entender completamente os riscos apresentados pelo software de colaboração e seguir as orientações regulamentares para evitarem esses riscos.
Agora que o gênio do trabalho remoto foi liberado, não há como colocá-lo de volta na garrafa.

Algumas organizações estão considerando tornar o trabalho em casa permanente, outras estão procurando adotar um modelo híbrido. Mesmo entre as organizações que planejam retornar ao escritório, as preocupações com a segurança, e até mesmo com os custos, podem fazer com que alguns de seus funcionários sejam solicitados a trabalharem em casa permanentemente.
Essa mudança tem o potencial de ampliar o mercado para a organização e seu grupo de trabalho, eliminando potencialmente as limitações geográficas na contratação. Também poderia permitir mais igualdade de gênero e diversidade no emprego. No entanto, isto não é destituído de desafios.
Os problemas comuns nos cenários de trabalho remoto e híbrido variam de preocupações, como a motivação, inovação e interações dos colaboradores até complicações na garantia de segurança e conformidade regulamentar. As organizações terão que atualizar suas políticas, processos e a grande quantidade de tecnologias para superarem esses desafios se quiserem ter sucesso no mundo pós-COVID.
Conheça na prática e na realidade de sua empresa o que as soluções ACS Pro podem fazer por você. Contamos com um portfólio extenso para gerenciamento de TI.
Com soluções para segurança de TI, gerenciamento de acesso e identidade (Active Directory), gerenciamento de endpoints, ITSM – Gerenciamento de Serviços de TI, ITOM – Gerenciamento de Operações de TI (monitoramento de redes, servidores, aplicações, sites banda e análise de tráfego, gerenciamento de endereços IP e portas de switch), análise avançada de dados e muito mais.
ACS Pro Parceira ManageEngine no Brasil. – Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.
[wptelegram-ajax-widget widget_width=”300″ widget_height=”200″]PodCafé da TI – Podcast, Tecnologia e Cafeína.
[podcast_subscribe id=”10553″]