Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Certificação ISO/IEC 20000: O que é, por que sua organização precisa e como obtê-lo!

Uma das coisas mais importantes que os clientes consideram ao comprar um produto ou serviço é sua credibilidade. Uma etiqueta que indica que o produto foi testado, analisado e certificado por um órgão regulador internacional tranquiliza a decisão de compra do cliente.

É por isso que as organizações hoje se esforçam para se tornarem marcadas, diferenciadas e validadas. Para isso, eles buscam órgãos reguladores que desenvolvam e publicam padrões internacionais. Um desses órgãos reguladores que é bem conhecido em todos os setores é a International Organization for Standardization ou ISO.

O que começou como um padrão para medições industriais se transformou em padrões que preocupam as organizações de todos os setores. A certificação ISO é a prova de que uma organização está em conformidade com um determinado padrão ISO.

A conformidade com os padrões ISO oferece muitos benefícios, incluindo maior credibilidade, aumento da satisfação do cliente, qualidade consistente, processos estruturados e menos interrupções, para citar alguns.

Um padrão ISO que ganhou popularidade recentemente é o ISO / IEC 20000. ISO / IEC 20000 é o padrão reconhecido internacionalmente para gerenciamento de serviços. Ele descreve um conjunto de processos de gerenciamento projetados para ajudar as organizações a fornecer serviços eficazes.

Esse padrão de serviço é amplamente aceito para medir os processos de gerenciamento de serviços de TI dentro de uma organização. A ISO / IEC 20000 é uma evidência de que uma organização está seguindo as melhores práticas para fornecer serviços de TI de qualidade.

A ISO / IEC 20000 é dividida em várias partes, cada uma fornecendo diretrizes específicas para um sistema de gerenciamento de serviços eficaz (SMS), das quais a ISO / IEC 20000-1 é a mais importante para a aquisição de um certificado ISO / IEC 20000. A ISO / IEC 20000-1 define e elabora os requisitos obrigatórios para que um SMS seja compatível com a norma ISO / IEC 20000.

Por que sua organização precisa da certificação ISO / IEC 20000?

A implementação dos padrões ISO / IEC 20000-1 não apenas ajudará uma organização a criar confiança com seus clientes, mas também promoverá uma base estável para os serviços, ajudando a aumentar e melhorar os recursos de fornecimento de serviços. Uma vez estruturadas para cumprir com os padrões ISO / IEC, as organizações poderão planejar recursos e responsabilidades com maior clareza, prestar serviços com melhor qualidade, adotar uma cultura de melhoria contínua e melhorar a eficiência e a produtividade dos serviços.

Como a certificação ISO / IEC 20000 está estruturalmente alinhada com outros padrões do sistema de gerenciamento, a conformidade com a ISO / IEC 20000 facilitará a conformidade com outros padrões e regulamentações semelhantes.

As organizações governamentais, militares e de saúde começaram a exigir a certificação ISO / IEC 20000 para seus provedores de serviços de TI. Isso significa que, se o seu público-alvo valorizar as certificações ISO / IEC, ter uma pode ser a diferença entre conquistar um novo cliente ou vê-lo entregar seus negócios a um de seus concorrentes.

Como você pode obter a certificação ISO / IEC 20000?

Para obter a certificação ISO / IEC 20000, a primeira coisa que você precisa fazer é avaliar sua posição em termos de processos de gerenciamento de serviços. Certifique-se de que os processos estejam sendo executados de acordo com os requisitos exigidos no documento ISO / IEC 20000-1 e implemente os processos ausentes. Monitore esses processos e tenha registros de processos prontos para inspeção.

Em seguida, realize auditorias internas para revisar, comparar e verificar se os processos de gerenciamento de serviços da sua organização estão sendo executados conforme os requisitos exigidos. Caso contrário, tome as ações corretivas necessárias.

Depois que a auditoria interna for concluída com êxito, selecione um órgão de certificação registrado (RCB) apropriado para conduzir a auditoria para certificação e envie os registros necessários como evidência para revisão. O RCB realizará uma auditoria para garantir que os processos de gerenciamento de serviços da sua organização estejam em conformidade com os requisitos da ISO / IEC 20000-1: 2018 e concederá a você a certificação.

Qual o papel da TI? 

A TI desempenha um papel importante no processo de certificação ISO / IEC 20000. Para obter uma certificação ISO / IEC 20000, as organizações precisam estabelecer, implementar e manter processos de gerenciamento de serviços conforme o documento de requisitos.

As ferramentas de gerenciamento de TI são usadas para implementar processos de gerenciamento de serviços sob a norma ISO / IEC 20000-1 para fornecer os registros de auditoria necessários como evidência, facilitar a certificação e ajudar a manter a conformidade com as especificações ao longo do tempo.

Como a ManageEngine ajuda na obtenção da certificação ISO/IEC? 

Muitas organizações já estão ocupadas com suas operações comerciais diárias e podem achar difícil dedicar tempo para conduzir o processo de gerenciamento de serviços conforme exigido pelos requisitos da ISO/IEC e coletar as evidências necessárias para a auditoria externa. 

Em outros casos, as organizações podem não ser versadas na condução do processo de gerenciamento de serviços e podem procurar ajuda de uma organização externa.

Em qualquer um dos casos, o ManageEngine pode ajudar. O abrangente conjunto de soluções de gerenciamento de TI da ManageEngine oferece ferramentas que podem ajudar na implementação e operação dos processos de gerenciamento de serviços, conforme exigido no documento ISO / IEC 20000-1. 

Essas ferramentas cumprem efetivamente os requisitos de conformidade, integrando os processos obrigatórios nas operações da organização e gerando evidências na forma de registros para demonstrar conformidade.

Não perca tempo e inicie sua avaliação gratuita de 30 dias de qualquer solução ManageEngine clicando no botão abaixo. Contando sempre com o apoio da equipe ACS Pro.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace