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Preparando seu ecossistema de TI para as atualizações da Apple

Os eventos da Apple que acontecem normalmente em setembro são um dos eventos mais importantes para qualquer administrador de TI porque é precedido pela Apple Worldwide Developers Conference. Ele testemunha o lançamento de um novo hardware como o iPhone e, mais importante para as empresas, o lançamento das versões mais recentes de seus sistemas operacionais iOS 15, iPadOS 15 e tvOS 15 foram anunciados. As atualizações do iOS e iPadOS foram lançadas em 20 de setembro, enquanto o novo macOS será lançado ainda este ano.

Os sistemas operacionais mais recentes oferecem melhorias significativas nos recursos de segurança e gerenciamento. Vamos dar uma olhada detalhada no que há de novo, o que essas mudanças significam para sua organização e se sua organização está pronta para atualizações.

O que há de novo no ecossistema da Apple?

A Apple está tentando reimaginar a maneira como o gerenciamento de dispositivos é executado, introduzindo o gerenciamento declarativo de dispositivos (DDM – Declarative Device Management) em todas as suas plataformas. Embora o iOS e o iPadOS tenham uma série de novos recursos e atualizações, o tvOS não tem nenhuma mudança significativa em termos de gerenciamento de dispositivos.

Gerenciamento declarativo de dispositivos

No modelo atual de agente-servidor, os dispositivos obtêm instruções do servidor para executar qualquer ação. Com a introdução do DDM, os dispositivos se tornam proativos. O DDM melhora a escalabilidade e torna o gerenciamento de dispositivos mais rápido e eficiente, porque os dispositivos começam a tomar ações corretivas e relatar status para o servidor. Esse tipo de gestão é nova e não substitui o modelo atual, mas o complementa. Estamos observando de perto como essas atualizações afetam o gerenciamento de dispositivos e quais recursos serão aprimorados em atualizações futuras.

Atualizações para iOS e iPadOS

Restringir o compartilhamento de dados copiando e colando

As versões mais recentes do iOS e iPadOS oferecem um recurso altamente solicitado. Os administradores agora podem escolher se os dados podem ser transferidos entre aplicativos gerenciados e não gerenciados usando a área de transferência. Isso complementa o conjunto atual de restrições, como controle sobre o compartilhamento de dados por meio do AirDrop.

Restringir retransmissão privada do iCloud

O iCloud Private Relay é um novo recurso semelhante a VPN que a Apple lançou para seus assinantes do iCloud Plus para proteção de rastreamento aprimorada. Ele mascara o endereço IP e a atividade de navegação dos usuários no Safari. Como esse recurso pode ajudar a contornar a filtragem da web configurada por organizações para bloquear sites não seguros, a Apple também está fornecendo um recurso para restringir o iCloud Private Relay em dispositivos supervisionados.

Modo de usuário convidado em iPads compartilhados

Esta é uma atualização do recurso compartilhado do iPad lançado no ano passado. IPads compartilhados agora permitem que sessões temporárias sejam hospedadas no dispositivo, eliminando a necessidade de IDs Apple gerenciados para usar tais dispositivos. Isso é particularmente útil para trabalhadores da linha de frente e trabalhadores por turnos que podem não ter um ID Apple gerenciado. O histórico de navegação do Safari, dados de aplicativos e quaisquer alterações de configuração feitas são removidos quando a sessão é encerrada. Quando implantado em quiosques, esse modo também possui um recurso útil que desconecta os usuários automaticamente quando deixados ociosos por um tempo predefinido.

Atualizações de segurança e privacidade

Algumas novas restrições foram introduzidas para aprimorar a segurança e a privacidade dos dados corporativos. Isso inclui impedir que computadores desemparelhados inicializem iPhones ou iPads no modo de recuperação e obrigar a tradução e ditado no dispositivo. O primeiro ajuda a prevenir a reinicialização não autorizada de dispositivos, enquanto o último garante que os dados de tradução e ditado sejam processados ​​no dispositivo e não sejam enviados para servidores Apple.

Inscrição de usuário para BYOD

A Apple introduziu o User Enrollment for BYOD para melhor privacidade de dados pessoais ao usar dispositivos para trabalhar em suas atualizações anteriores. O processo de inscrição agora foi simplificado: os usuários só precisam entrar usando credenciais corporativas para concluir a inscrição.
O aplicativo de gerenciamento de dispositivos também pode ser instalado automaticamente como parte do processo de inscrição e impedido de ser removido pelo usuário. Isso é útil para garantir a conformidade com a política de TI em dispositivos pessoais. A Apple também introduziu a conteinerização de dados corporativos na unidade iCloud. As empresas agora podem usar o armazenamento em nuvem nativo da Apple para salvar arquivos de trabalho e conteúdo.

Como preparar seu ecossistema de TI para uma atualização em massa

Embora seja importante manter sua rede atualizada, é recomendável proceder com cuidado, pois a compatibilidade do aplicativo ou da rede pode ser prejudicada. Certifique-se de seguir estas etapas para uma atualização tranquila:

Teste a implantação e a funcionalidade em todo o hardware: É sempre recomendável tentar atualizar pelo menos um dispositivo de cada tipo para verificar se há erros de implantação. Se a implantação funcionar bem, verifique se os dispositivos estão funcionando conforme o esperado.

Aplicativos de teste: alguns aplicativos podem não ser compatíveis com as versões mais recentes do sistema operacional, especialmente aplicativos legados ou aplicativos personalizados desenvolvidos pela organização. Recomenda-se coletar uma lista de tais aplicativos e verificar a compatibilidade.

Planeje a implantação: crie um plano para atualizar os dispositivos em estágios e certifique-se de que os administradores de TI estejam disponíveis durante o tempo de implantação para cada estágio. Observe que os dispositivos iOS e iPadOS podem pular as atualizações do sistema operacional por um determinado período de tempo e isso também deve ser levado em consideração ao criar um plano.

As soluções de gerenciamento de endpoint da ManageEngine oferecem suporte a essas atualizações?

A ManageEngine está fornecendo suporte zero-day para iOS 15, iPadOS 15 e tvOS 15. Isso significa que as versões locais e em nuvem das soluções de gerenciamento de endpoint da ManageEngine podem ser usadas para gerenciar dispositivos atualizados sem complicações. Os novos recursos que serão suportados são: restringir o compartilhamento de dados por meio de copiar e colar, restringir o iCloud Private Relay, aplicar atualizações de segurança e privacidade, permitir o acesso de usuários convidados em iPads compartilhados. O suporte para esses recursos está disponível na versão local a partir do número de compilação 10.1.2109.1. Os clientes existentes podem atualizar sua compilação entrando em contato com o suporte. Em breve, o suporte também estará disponível na versão em nuvem.

A ACS Pro pode ajudar os administradores a automatizar tarefas relacionadas ao gerenciamento de endpoints, incluindo integração, gerenciamento de aplicativos, gerenciamento de conteúdo, gerenciamento de segurança, gerenciamento de atualização de sistema operacional e relatórios em um console unificado.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

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