Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância de auditarmos o Active Directory

A falta de controle sobre as informações referentes a quem fez o que no Active Directory pode levar uma empresa à falência. Ter uma rede visível, onde você saiba o que foi feito, por quem, quando e onde é fundamental para manter a integridade dos dados de toda organização. Você sabia que é possível saber quem removeu, copiou ou alterou as informações do seu AD? A auditoria de sistemas tem como objetivo analisar se as operações e processos de determinada organização estão em conformidade com as diretrizes predeterminadas. Ou seja, uma auditoria nada mais é, do que um processo de verificação da estrutura da corporação, realizada por profissionais capacitados para tal.

Uma solução de auditoria interna pode ser útil para as organizações de diferentes maneiras. Basicamente a auditoria se torna um meio de avaliar como o controle interno da empresa está lidando com as informações em seu sistema. Manter um registro interno sobre os dados do sistema e a forma como eles são acessados/alterados é vital para atingir os objetivos de negócios de uma organização.

É comum no cenário corporativo o uso do Active Directory, que é um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows, responsável por armazenar informações sobre objetos em rede de computadores, disponibilizando essas informações a usuários e administradores da rede. Nele é possível armazenar, modificar, remover essas informações. Existem algumas soluções muito úteis no mercado que se integram com o Active Directory (AD) para realizar a auditoria dele, identificando e mostrando quem alterou ou acessou determinadas informações. Isso é essencial, principalmente quando há algum vazamento ou perca dos dados da organização.

Quando o controle interno de auditoria está em dia é possível obter relatórios financeiros confiáveis sobre suas operações, prevenir fraudes e apropriação indevida dos ativos da rede, bem como minimizar seu custo de capital. Durante a Auditoria do Sistema, o Analista de Sistemas pode identificar erros, omissões e deficiências graves no novo sistema.

É essencial que toda organização, independente do porte, tenha um sistema de auditoria eficaz, pois isso permite que ela persiga e atinja seus diversos objetivos corporativos. Sabemos que os processos de negócios precisam ter formas de controle interno para facilitar a supervisão e monitoramento, ajudando assim a prevenir e detectar transações irregulares. Com os dados gerados pela auditoria interna é possível medir o desempenho contínuo, manter registros de negócios adequados, promoção à produtividade operacional entre outros.

Isso ocorre pois os auditores internos revisam o desenho dos controles internos e propõem melhorias todas as vezes que for pertinente, e documentam quaisquer irregularidades materiais para permitir uma investigação mais aprofundada pela administração sempre que for solicitado, isso só é possível através dos relatórios gerados pela auditoria realizada.

Uma auditoria de TI introduz a confidencialidade, disponibilidade e integridade dos dados da rede. Com ela é possível garantir a segurança dos dados confidenciais de qualquer tipo de ameaça.

Boa parte da contabilidade de qualquer organização é feita por meio de contas online/nuvem, todas as informações (dos detalhes de cada transação até os dados sensíveis dos clientes e colaboradores) são vulneráveis, embora as empresas já estejam focadas em reforçar a rede o risco está sempre presente, mas com uma auditoria correta das informações da rede é possível ter a certeza de que a operação está ocorrendo com o menor risco possível. Além disso, as empresas podem planejar e executar estratégias de segurança adequadas para combater adequadamente as áreas de alto risco. De maneira geral à auditoria de sistemas reduz os riscos relacionados à TI, melhora a segurança de dados, melhora a governança em TI.

O ADAudit Plus é um software de auditoria de alterações do Active Directory. Servidor de Arquivo e Servidores Membros de toda a empresa, na forma de relatórios e alertas abrangentes, que são facilmente compreensíveis. Os relatórios respondem aos quatro “Ws” vitais do Active Directory: “Quem (Who)” fez “o que (what)” , “quando (when)” e de “onde (where)”!

Se você deseja começar a rastrear as mudanças realizadas no Active Directory, servidores de arquivos e servidores membros, realize os teste do ADAudit Plus da ManageEngine, clique no botão abaixo e comece hoje mesmo!

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace