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Monitoramento da Experiência do Usuário Final: Entenda sua Importância!

Diante das necessidade tecnológicas existentes hoje e com um futuro ainda mais promissor, podemos observar que os softwares e diversas plataformas tecnológicas viraram parte da nossa rotina diária de necessidades. Seja um aplicativo de mensagens, transporte e como por exemplo um aplicativo de delivery.

Sendo assim podemos imaginar que tais plataformas trazem para o usuário final a facilidade como também uma ótima experiência em disponibilidade, agilidade nas operações e assertividade nos processos.

Ou seja o usuário executa uma ação e sabe que será atendido, pois ele possui um retorno instantâneo seja na comunicação ou também na entrega daquilo que foi solicitado. Sendo assim imaginemos um cenário onde você possui um produto ou um negocio que é comercializado ou utilizado através de uma aplicação, você já se perguntou como está a experiência do usuário em relação a essa ferramenta?

Quando os problemas acontecem, você possui visibilidade do mesmo? E sobre uma possível lentidão, falhas nas conclusões de processos? Pois é, antigamente entre “trancos e barrancos” a TI tinha que de qualquer forma manter tudo funcionando, não importando os meios em que isso era aplicado.

Hoje, os desafios são maiores não sendo mais possível contar apenas com a visão humana desta estrutura, e aí que é preciso investir em uma ferramenta que dará visão e poder de ação para resolução de problemas durante a utilização destes recursos.

Atenção as Métricas que precisam ser acompanhadas

  • Latência de Rede : É uma métrica extremamente importante, através dela, será possível identificar problemas relacionados ao desempenho, pois tem o impacto direto na capacidade de resposta e na usabilidade das aplicações web devido a alta latência da rede.
  • Realize o rastreio da Latência em conjunto com demais problemas de experiência do usuário: Através dessa ação você poderá ter uma correlação entre a alta da latência e outros problemas relacionados ao desempenho.
  • Não monitorar apenas a latência: Amplie sua visão, defina o benchmarks através sua ferramenta de monitoramento de experiência do usuário, e se for possível também configure alertas para acompanhar possíveis anomalias.
  • Analise do Tempo de resposta: Neste ponto você precisa analisar o tempo de resposta na utilização da sua plataforma, isso vale pra site, sistemas aplicativos. Com isso você pode medir a satisfação na usabilidade do usuário final, pois um tempo de resposta muito lento impactará diretamente na usabilidade da plataforma.
  • Fique de olhos nos erros: Uma plataforma cheia de erros ou bugs em seu código é um ponto de extrema atenção, executar o rastreamento trará informações valiosas sobre a frequência e a natureza desses problemas, além disso, com o monitoramento eficaz você poderá ir além do rastreamento básico.
  • A Métrica do Apdex: Tem como objetivo realizar monitoramento da experiência do usuário final, simplificando dados complexos de tempo de resposta através de uma pontuação única e centrada no usuário refletindo a satisfação geral do usuário com o desempenho de um aplicativo. O calculo tem como base três categorias de tempos de resposta:

    Satisfeito:  Apdex alta de 0,8 ou superior, ou seja o tempo de resposta atenderam ou superaram as expectativas do usuário.

    Tolerado: Pontuação entre 0,5 e 0,8 mostram que o tempo de resposta foi maior que o ideal, porém dentro de uma tolerância.

    Frustrado: Pontuação baixa (0,5 e abaixo) podemos concluir que há problemas sérios que precisam de ações direcionadas, analise de tempo de resposta, possível gargalos envolvendo servidores com sobrecarga por exemplo.


Conclusão

Acima falamos sobre alguns pontos de atenção que devem ser checados e levados em consideração durante o monitoramento. Uma abordagem que leva em consideração o monitoramento da experiência d o usuário auxilia a identificar problemas e manter a qualidade da usabilidade da aplicação.

O Applications Manager da ManageEngine é uma solução para o monitoramento de performance de aplicações de maneira proativa, monitora suas aplicações de negócio e assegura que as mesmas atendam as expectativas dos usuários finais. As possibilidades do gerenciamento de gestão de aplicações incluem o monitoramento de servidores, monitoramento de aplicações, monitoramento de bases de dados, monitoramento de serviços web, monitoramento de virtualização, monitoramento de nuvem e arranjo de outras aplicações, capacidades que permitem que administradores de TI gerencie de maneira efetiva seus recursos.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

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