Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Heróis do ITIL #6 CMDB

O objetivo do CMDB é construir e manter um banco de dados de ativos de hardware, software, documentos associados e seus relacionamentos.

A principal idéia por trás CMDB é construir um repositório de ativos que pode ser identificado exclusivamente, controlado e gerenciado.

O que o CMDB deve ter?

CMDB deve conter informações sobre todos os componentes críticos do negócio.

  • Pessoas: nome de usuário, departamentos a que pertencem, localização e assim por diante
  • Ativos: Todos os ativos que fazem parte do negócio, tais como estações de trabalho, ambiente de trabalho, roteadores, impressoras
  • Software: Todos os programas comercialmente licenciados e instalados em seu ambiente de TI

Os ativos e componentes do CMDB são conhecidos como Itens de Configuração (ICs).
A citação do FedEx é a mais verdadeira para CMDB: “A informação sobre um pacote é tão importante quanto a própria embalagem Mike Glenn, Fedex.

De onde devo começar?

A primeira coisa que você precisa para implementar um CMDB é um plano. Aqui estão algumas diretrizes de processos que podem ajudá-lo a elaborar um bom plano.

Plano

Tenha uma ideia clara de:

  • Por que você deve ter um CMDB
  • O que você pretende alcançar
  • Quem vai controlar e gerenciar
  • Os procedimentos a serem seguidos
Identificar

Ativos/ICs tem que ser identificados exclusivamente; então você deve ter um sistema para:

  • Definir o padrão para o nome do rótulo
  • Um identificador para cada item e seu número de versão
  • A provisão para definir proprietários dos ICs e suas relações com outros ICs
ControlarMantenha um ambiente controlado de ICs para que os ICs apenas sejam adicionados, modificados ou removidos atráves de um procedimento específico. Todos os seus ativos não precisam estar no CMDB; você pode optar por ter somente os que importam para o seu negócio.
 Status de gerenciamento do ciclo de vida do ativo É importante controlar ativos ao longo do seu ciclo de vida. Os ativos podem estar em manutenção ou reparação. Relatórios de ciclo de vida do ativo podem ser úteis para determinar a manutenção e confiabilidade dos ativos.
 Auditar e verificarO CMDB não é configurado de uma vez. Realize auditorias para garantir que o CMDB reflita ambientes reais. Se você falhar em uma atualização periódica, o CMDB será apenas um mito.

Entenda o espírito do CMDB

Lembre-se que a meta de CMDB é construir um repositório de ativos com todas as informações sobre os ativos.
Um repositório de ativos pode ser lógico e distribuído. Construir um CMDB não significa tentar ter tudo em um grande banco de dados físico.

Uma Definitive Software Library (DSL) é essencial

Com lançamentos de software a cada trimestre e patches de segurança toda semana, é importante incluir as cópias do software em um ambiente vivo. Se um de seus servidores importantes falhar e você tem o número de versão do software, mas não uma cópia exata da mesma versão com você, você pode ter um grande problema.

Tenha uma configuração básica

Uma Configuração básica é um instantâneo do CMDB. Em todos os ambientes de TI há muitos sistemas com diferentes configurações, software, memória, processadores. Quando você tem tantas variáveis, você tem que se certificar de que qualquer alteração feita suporta todas as versões. Caso contrário, ele é simplesmente um convite a problemas. Os gerentes de TI tem que planejar e reduzir o número de variáveis de modo que você os tenha sob controle.

Você pode padronizar em um sistema operacional estável e versão do navegador, e garantir que todos estejam configuração ideal.

Por exemplo: Você pode definir uma linha de base com os seguintes parâmetros para garantir que todos os aplicativos de negócios funcionar normalmente

Agora você pode gerar a lista de usuários que atendem aos padrões e quais não, e você tem um programa para mover usuários que estão abaixo da linha de base para atender a linha de base para que as questões e correções possam ser aplicadas a todos.

Selecionando a solução ITIL certa

Agora que você entendeu o ITIL Service Support, é hora de você escolher a solução ITIL certa que vai te ajudar a perceber o valor do ITIL. Nunca vá com o primeiro que aparecer porque alguém fez uma apresentação fantástica de vendas.

Lembre-se: marketing e apresentações de vendas são obrigatórias e feitas para serem impressionantes. Tente avaliar, pelo menos, quatro ou cinco produtos diferentes, dos líderes até os mais novos. Execute-o em seu ambiente, veja como é fácil de implantar, personalizar e manter. Trabalhe duro para pagar e não deixar espaço para surpresas. Faça o teste de fogo, em todos os sentidos.

Antes de fazer sua decisão, faça o dever de casa!

Continue acompanhando nossa série de posts Heróis do ITIL, e entenda melhor os processos e definições, bem como dicas e melhores práticas.

Gostaria de conhecer mais sobre o ServiceDesk Plus  e outras de nossas ferramentas? O time da ACS Pro terá o prazer de lhe atender tanto tecnicamente como comercialmente.

ACS Pro Revendedor Autorizado ManageEngine e Zoho no Brasil.
Fone / WhatsApp (11) 2626-4653.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode Querer Ler Também

4 Dicas para consolidar o seu Data Center

2 de janeiro de 2025/

A Consolidação do Data Center é fundamental, para utilizar da forma mais eficaz os recursos que temos para atender o crescimento incessante do mercado, evitando mudanças desnecessários na infraestrutura. Esta tarefa torna-se complicada, pois a...

No Blog da ACSPRO, você encontra insights, tendências e soluções que conectam sua empresa à tecnologia da ManageEngine. Aqui, mostramos como transformar sua TI em um diferencial estratégico, elevando eficiência, segurança e produtividade para impulsionar seus negócios.

Mais populares

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace

Posts Recomendados

  • All Posts
  • Access Manager Plus
  • Access Manager Plus
  • ACSPro
  • AD360
  • ADAudit
  • ADManager
  • ADSelfService Plus
  • AlarmsOne
  • Analytics Plus
  • Application Control Plus
  • Applications Manager
  • Asset Explorer
  • Browser Security Plus
  • Cloud Security Plus
  • CloudSpend
  • Cybersecurity
  • DataSecurity Plus
  • DDI
  • Device Control Plus
  • DLP Data Loss Prevention
  • Endpoint Central
  • Endpoint Central Cloud
  • Endpoint Central MSP
  • Endpoint Central MSP Cloud
  • Endpoint DLP Plus
  • Eventlog Analyzer
  • Exchange Reporter
  • FileAudit Plus
  • Firewall Analyzer
  • Identity 360
  • IT360
  • Key Manager Plus
  • LGPD
  • Log360
  • M365
  • M365 Security Plus
  • ManageEngine
  • Mobile Device Management
  • Mobile Device Manager Edition Plus Cloud
  • Mobile Device Manager Plus
  • Netflow Analyzer
  • Network Configuration Manager
  • Network Defender Plus
  • Office365 Manager Plus
  • OpManager
  • OpManager MSP
  • OpManager Plus
  • OpStor
  • OpUtilis
  • OS Deployer
  • PAM360
  • Password Manager PRO MSP
  • PasswordManager Pro
  • Patch Connect Plus
  • Patch Manager Plus
  • Patch Manager Plus Cloud
  • RackBuilder
  • RecoveryManager Plus
  • Remote Access Plus
  • RMM Central
  • Segurança de TI
  • Sem categoria
  • ServiceDesk Plus
  • ServiceDesk Plus MSP
  • ServiceDesk Plus On Demand
  • SharePoint Manager
  • Site24x7
  • SupportCenter Plus
  • Switch Port Mapper
  • System Tools
  • VM Manager Plus
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plu
  • Vulnerability Manager Plus
  • Zoho Analytics
  • Zoho Assist
  • Zoho Brasil
  • Zoho CRM
  • Zoho Desk
  • Zoho Reports
  • Zoho Workplace