No primeiro post da nossa série, discutimos os três tipos de painéis: – Estratégico, Analítico e Operacional. Neste post, vamos ver em detalhes como construir painéis estratégicos.
O que são os painéis estratégicos?
Painéis estratégicos são usados por profissionais de alta administração, como empresários, CEOs, vice-presidentes e chefes de departamento. Painéis estratégicos tendem a ser simples de olhar e fornecem uma visão geral rápida da saúde geral da organização ou do departamento.
Eles destacam as principais métricas (KPIs) para acompanhar e fornecer as informações necessárias para comparar as tendências ao longo do tempo. Esses painéis são vistos uma vez por semana, mensalmente ou trimestralmente, mas não diariamente.
Painéis estratégicos – Exemplos
Veja como seria um painel de controle estratégico típico.
Este é um painel alto nível destinado a um CEO. Ele tem algumas métricas importantes que permite que o CEO saiba o quão bem o negócio está indo.
Existe uma escola de pensamento sobre como os painéis estratégicos devem incluir texto explicativo que explica as principais tendências e recomendações para ações a serem tomadas. Aqui está um exemplo:
Insights e Ações
1. Enquanto as vendas continuam a crescer de forma saudável, houve uma queda acentuada em maio. Isto foi devido principalmente a uma queda nas vendas na Europa. Temos de observar atentamente como os mercados na Europa vão se comportar nos próximos meses, e evoluir uma nova estratégia de vendas para a Europa.
2. Houve um aumento anormal em despesas também em maio. Isto tem que ser estudado em detalhe.
3. O número de clientes continua a crescer, embora possamos crescer a um ritmo mais rápido. Novos canais de aquisição têm de ser identificados e os canais com mau desempenho precisam ser cortados.
4. Receita por cliente está mostrando crescimento indiferente. Houve um bom salto em janeiro, mas não conseguimos manter a tendência, já que subiu abruptamente em maio. À medida que tentamos atingir mais clientes novos, temos de desenvolver uma estratégia para fazer mais com um cliente, pode ser através de cross-sell / up-sell oportunidades, ou através de revisão de preços.
Outro exemplo é um painel estratégico que pode ajudar os gerentes de marketing a acompanhar métricas de marketing importantes, como:
- Despesas de marketing totais
- Número de leads adquiridos pela equipe de marketing
- O custo médio por lead
- Receita por cliente
- Taxa de conversão – A proporção de compradores reais para visitantes
- Custo de aquisição de clientes (CAC) – O custo médio de aquisição de um cliente
- Valor de vida útil do cliente (LTV) – O valor total pago por um cliente
- Net Promoter Score (NPS) – Quantos de seus clientes recomendarão seu produto / serviço vs. quantos não
- Métricas sociais como o número de menções de marca nas mídias sociais, quantas pessoas gostaram da página da sua marca, etc.
Existem outras métricas de website que alguns gerentes de marketing podem estar interessados em rastrear,
- Total de visitas por canal (orgânico, referencial, direto, social)
- Novos usuários ou sessões
- Taxa de rejeição
- Inscrições ou downloads
Melhores práticas
Aqui estão algumas das melhores práticas na construção de um painel estratégico.
- Identificar o público-alvo (para quem é o painel?)
- Agrupe suas métricas logicamente. Por exemplo, métricas financeiras ou de vendas podem não ser de interesse para o CMO
- Verifique se as métricas estão vinculadas a objetivos de negócios
- Não desordene o painel com métricas desnecessárias ou texto. Apresente apenas as métricas mais importantes.
- Faça o painel fácil de olhar, deixando bastante espaço em branco.
- Assegure a qualidade dos dados, verificando que todos os dados no painel estão corretos.
- Inclua insights e ações a serem tomadas. Isso vai ajudar o público executivo imensamente.
Painéis estratégicos podem desempenhar um papel importante na visualização de como uma organização ou departamento está atingindo seus objetivos de longo prazo. Eles podem ajudar o gerenciamento a acompanhar várias métricas importantes.
Continue acompanhando nossa série de posts sobre o Zoho Reports e saiba mais sobre a criação de dashboards complexos que lhe trarão uma visão melhor das suas informações.
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