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Redefinição de senha via Autoatendimento em um ambiente híbrido do Active Directory

Os tickets de redefinição de senha constituem uma parte importante da pilha de tickets do help desk. Permitir que os usuários redefinam suas próprias senhas é uma maneira segura de aumentar a produtividade. O Active Directory (AD) do Microsoft Azure inclui um recurso de redefinição de senha de autoatendimento (SSPR) que permite que os usuários finais redefinam suas senhas do AD do Azure sem precisar procurar assistência de assistência técnica. Com as empresas sincronizando seu AD local com o Azure AD, o SSPR também se tornou uma ferramenta indispensável para ambientes híbridos de AD.

Os administradores podem implantar o SSPR no Azure AD habilitando o SSPR de seu locatário do Azure AD e, em seguida, selecionando o grupo e especificando os métodos de autenticação disponíveis para os usuários no grupo. Veja a Figura 1.


Figura 1. Configurando o SSPR no Azure AD.

Quando o SSPR é habilitado, os usuários podem acessar o portal do Azure por meio de um navegador da Web e redefinir facilmente a senha do AD do Azure. Veja as Figuras 2a e 2b.


Figura 2a. Efetuando login no Azure AD por meio do portal do Azure.

Figura 2b. SSPR através do portal do Azure.

Mas e um usuário final em um ambiente híbrido que tenha seu computador associado ao domínio do AD local? Esse usuário pode usar outro dispositivo, um telefone ou o computador de um colega de trabalho para redefinir sua senha por meio do portal do Azure. No entanto, essa pode não ser a opção que a maioria dos usuários gostaria de usar.

Sendo esse o caso, o ADSelfService Plus é uma alternativa que elimina as complicações, permitindo o SSPR no Azure AD local e no host de outros aplicativos corporativos a partir da tela de login do Windows, conforme mostrado na Figura 3a e 3b. Isso significa que os usuários finais podem redefinir automaticamente suas senhas em um ambiente local diretamente da tela de logon e fazer com que essas alterações entrem em vigor no Azure AD também. O ADSelfService Plus simplifica a redefinição de senha e torna a intervenção do help desk desnecessária.


Figura 3a e 3b. SSPR no local da tela de login do Windows por meio do ADSelfService Plus.

Resumo

O ADSelfService Plus e o Azure AD suportam os recursos do SSPR e reduzem os custos do help desk. No entanto, o ADSelfService Plus oferece recursos de SSPR a partir da tela de login do Windows e no ambiente híbrido por meio do ambiente local; Portanto, os usuários não precisam depender de outro dispositivo ou de um computador de colega de trabalho para redefinir sua senha.

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